Pode processar uma pessoa por agressão verbal?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim. Todos os dias, crimes são cometidos com ataques verbais, esporádicos ou continuados mas sempre cruéis, que levam à violência psicológica e a graves danos na saúde emocional, mental e física das vítimas.

Agressão verbal, provocação e humilhação também passe a ser crime com o mesmo cungo da lei Maria da penha, pois a lei está dando direito a mulheres de má intenção a atingir a integridade dos homens ao ponto dos mesmos perderem a cabeça e cometer a agressão física contra a mulher. Prisão se ocorrer.

Dê valor às ideias ao lidar com a pessoa agressiva
Além disso, reconhecer as idéias deles não significa que você concorda com elas. Nunca dê lugar a alguém que use agressão para conquistar seu espaço. Isso só vai incentivar que a pessoa continue usando o grito para conquistar seu lugar na empresa.

Na maioria das vezes, a pessoa que a pratica tem a intenção de menosprezar a vítima, manipulá-la ou ameaçá-la, de modo a causar-lhe uma espécie de dependência. É que se comportando dessa maneira, o praticante sente uma espécie de poder, sensação que julga ser importante em suas relações.

Como identificar a violência verbal?

  • 1 – Julgamentos e críticas agressivas. Todos nós estamos sujeitos a receber críticas. ...
  • 2 – Ridicularizar a vítima. ...
  • 3 – Insultos travestidos de piadas. ...
  • 4 – Bullying. ...
  • 5 – Desqualificação pessoal e profissional. ...
  • 6 – Humilhação e manipulação. ...
  • 7 – Comentários nas redes sociais.

Qualquer evidência das ameaças e manipulações, como prints de mensagens, por exemplo, servem como prova. Gravar conversas, ter testemunhas e laudos de profissionais para atestar as consequências dos abusos também influenciam no processo.

Após o Boletim de Ocorrência
A mulher poderá ser encaminhada a centros de acolhimento, como Casas Abrigo, cujo endereço será mantido em sigilo para sua segurança, e órgãos de assistência social e atendimento psicológico.

a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, ...

Artigo 139: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. Parágrafo único: A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

Toda e qualquer pessoa jurídica ou física que deixa de cumprir com algum combinado, é negligente ou imprudente, causando danos a outra, tem o dever de indenizar.

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Você deve solicitar as medidas protetivas de urgência em caso de violência doméstica e familiar. Se algum parente, namorado, companheiro, ex-companheiro etc. te agredir física, moral, sexual, patrimonial ou psicologicamente, você poderá requerer uma medida protetiva de urgência.

O que é agressão verbal? A agressão verbal é o crime caracterizado por episódios eventuais, frequentes ou continuados de comportamento agressivo com palavras, ameaçando, ridicularizando, humilhando e manipulando a vítima.

Procure ajuda: além de conversar com alguém de sua confiança, você pode ligar para o 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou ainda, procurar uma Delegacia da Mulher. Seja cautelosa: dependendo da situação, pode não ser bom que o seu(ua) parceiro(a) perceba que você quer terminar o relacionamento.