Pode processar dentista por canal mal feito?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

No entanto, nessas situações, o consumidor não está desamparado: segundo o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos estéticos, materiais e morais diante de um procedimento mal feito.

“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

Sintomas a serem observados

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

Se a dor ao mastigar persistir mesmo após muitos dias ou meses, surgem algumas possibilidades: Infiltração e recontaminação do canal.

Entenda quais são. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um conjunto de normas que visa proteger as pessoas que consomem produtos ou serviços. Sendo assim, também é possível aplicar o direito do consumidor em tratamento odontológico.

Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717 ou para a Caixa Postal 3050, CEP 01061-970, São Paulo/SP.

O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00.

O tratamento para dor dente canal inflamado é o típico tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado para pacientes que tiveram a polpa dentária infeccionada por causa de dente quebrado, cárie profunda ou até mesmo algum dano ao dente causado por causa de um impacto extremamente forte.

O dente canal aberto doendo, porém, é sempre consequência da piora de doenças mais simples, como a gengivite e a cárie, e então, a prevenção ainda segue sendo a melhor maneira de se evitar esse problema, através de escovação adequada, o correto uso do fio dental e uma boa alimentação.

Na Odontologia, um tratamento bem-sucedido depende de um correto diagnóstico, principalmente na endodontia, onde a análise e a identificação do problema vão conduzir a forma do tratamento endodôntico mais adequado para cada dente afetado.

Sim, é possível.

O QUE ACONTECE SE NÃO FIZER A ENDODONTIA? Caso seja necessário o tratamento de canal, a infecção que é local pode comprometer outras estruturas na boca e também cair na corrente sanguínea do indivíduo causando problemas em todo o corpo. Essa é uma situação especialmente perigosa e que pode ter consequências mortais.

Consideram os autores que, para configurar-se o delito de responsabilidade profissional, são necessários cinco elementos, a saber: o agente, o ato profissional, a culpa, o dano e a relação de causa e efeito entre o ato e o dano.

A negligência diz respeito a algo que o dentista deixou de ter feito. A imprudência tem efeito contrário, ou seja, o profissional agiu, mas optou por uma conduta diferente da que seria necessária para o caso. Já a imperícia aponta que o dentista agiu sem o conhecimento técnico ou preparo suficiente para o ocorrido.

Basta comunicar à Comissão de Fiscalização do CRO-SE, através do telefone 3214-3404 ou da aba “denúncia” do site www.crose.org.br qualquer suspeita de exercício ilegal das profissões de Cirurgião-Dentista, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal ou Auxiliar em Saúde Bucal, conduta praticada por profissional ...

Dependendo da situação do seu dente, pode ser necessário que o tratamento seja realizado novamente. Mas isso só é feito após uma análise criteriosa do seu caso, visto que a cicatrização após o primeiro procedimento é mais difícil. Portanto, pode acontecer de o dente com canal ficar pulsando após o procedimento.

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?

  1. Dor de dente que pode durar horas.
  2. Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  3. Dor pulsátil.
  4. Sensibilidade ao mastigar.
  5. Dor irradiada para outros dentes.

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Art. 18. Compete ao cirurgião-dentista internar e assistir paciente em hospitais públicos e privados, com e sem caráter filantrópico, respeitadas as normas técnico-administrativas das instituições.