Pode prender o aluno em sala de aula?
Respostas 1 Resposta. Quanto a prender os alunos: a escola não tem esse direito. Não se pode impedir ninguém de exercer o seu direito de ir e vir. Se a escola insistir em tal conduta, você poderá realizar um Boletim de Ocorrência por constrangimento ilegal (art.
Pode proibir o aluno de ir ao recreio?
Não existe lei para isso. Contudo, deixar um aluno sem o recreio é uma pequena punição por algum ato que ele cometeu. Além do mais, a escola tem autoridade para aplicar essas punições desde que seja por atos que o aluno cometeu dentro da escola.
Quais são os direitos do aluno na sala de aula?
2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.
É permitido revistar a mochila do aluno?
O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.
É crime proibir o aluno de ir ao banheiro?
De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.
Quando se deve reter um aluno?
A orientação das Secretarias Estaduais de Educação e do MEC nesses casos, na escolha de reter o aluno ou passar para próxima série, tem sido a de permitir que o aluno passe para a próxima série. A recomendação é que a criança com atraso no desenvolvimento possa continuar acompanhando a sua turma de origem.
Qual é a lei que o professor não pode pegar o celular do aluno?
Art. 1º Fica proibido o uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aula das escolas de educação básica ou em quaisquer ambientes em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.
O que a escola não pode exigir?
“A escola não pode exigir material que não possua finalidade pedagógica, material de uso coletivo, exigir marca específica ou a aquisição em determinado estabelecimento. E as listas devem ser fornecidas com antecedência para que os pais tenham tempo de pesquisar os preços e esclarecer eventuais dúvidas”, observa.
Quantos minutos o aluno pode ficar no banheiro?
De 15 a 20 minutos.
O que diz a lei sobre o recreio escolar?
Segundo a legislação Lei 5692/71 (LDB) tanto o recreio como os intervalos de aulas são considerados – hora de efetivo trabalho escolar – podendo então ser desenvolvidos projetos/programas dentro do PPP das unidades escolares.
Qual a lei protege o aluno?
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Quais são os cincos direitos do aluno?
Cinco direitos fundamentais da criança e do adolescente: você sabe quais são?
- Direito à vida e à saúde. ...
- Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
- Direito à convivência familiar e comunitária. ...
- Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
- Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.
Pode tirar o celular do aluno?
Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.
O que pode substituir a mochila escolar?
Entre os substitutos do objeto para transportar o material escolar estão um tambor de lixo, um carrinho de bebê, uma pipoqueira, uma gaiola de canil e até mesmo o boneco de um M&M em tamanho real.
Onde colocar a mochila na escola?
Guarde a mochila escolar de maneira correta
Esse comportamento é relativamente comum entre os estudantes, seja na sala de aula ou até mesmo em casa. Por isso, a melhor solução é colocar a mochila pendurada de maneira confortável, seja na cadeira, ou na carteira, já que algumas possuem um gancho para essa função.