Pode pôr o prato de vidro do microondas no forno?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O fabricante do microondas informou que “o calor do micro e do forno são diferentes“, ou seja, NÃO PODE!!! O vidro do prato pode não aguentar a alta temperatura do forno e PLOFT!! Quebrar, ou até mesmo explodir (oi?).

Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.

O material mais seguro para ser levado ao forno é o chamado vidro refratário. Sua composição o torna resistente a temperaturas altíssimas e também variações súbitas; o chamado choque térmico. Esse é o material ideal para preparar suas receitas, embora seja mais caro. Ele também é conhecido como vidro borossilicato.

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Sim, desde que o seu forno tenha o sistema de convecção; ele garante a circulação do ar e impede o aroma de uma receita de passar à outra. O forno inteiro fica na mesma temperatura e assa os seus pratos de modo uniforme.

Como já falado, a forma de silicone pode ir no micro-ondas sim e pode também ir ao forno convencional, elétrico e freezer. Ou seja, a versatilidade com ela está garantida!

Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.

O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados. Muito provavelmente as embalagens próprias para micro-ondas e que aguentam o calor não aguentarão a potência no forno, então o ideal é evitar este material.

Vidro Temperado
Esta espécie de vidro possui grande resistência ao calor. Isso ocorre porque, enquanto um vidro comum suporta temperaturas em torno de 50 °C a 60 °C, o Vidro Temperado é capaz de aguentar temperaturas, de uma face para a outra, em torno de 200 °C a 300 °C.

Fabricada em vidro de alta resistência, a travessa refratária possui capacidade para 3,2 litros, ideal para forno, freezer e geladeira. Super prática vai do forno direto para servir á mesa.

Esse choque ocorre quando a assadeira passa por uma mudança de temperatura grande e repentina, e pode fazer com que o recipiente se quebre ou rache. Ao usar assadeiras de vidro para forno, lembre-se do seguinte: Não coloque líquidos gelados em um recipiente quente.

A travessa de vidro pode ir ao forno, freezer e geladeira. Suporta choque térmico e altas temperaturas de até 300°C.

Vidro não é um bom condutor de calor como o metal, mas é um ótimo isolador térmico, ou seja, é capaz de manter bem a temperatura do alimento. O vidro funciona de um jeito parecido ao do metal escuro – a comida absorve mais calor e assa mais rápido. Por isso, o vidro é uma ótima opção para tortas e alguns tipos de pães.

Antes de colocar uma travessa de vidro no forno, verifique se ela está molhada ou gelada, pois é comum que, com a temperatura alta do forno, ocorra o choque térmico. Como resultado, normalmente o vidro se trinca, podendo até partir-se dentro do forno.

O Tempertest é composto de duas lâminas de filme plástico especial que, colocadas uma de cada lado do vidro, de forma que fiquem uma sobre a outra, mostram as alterações ópticas que o processo de têmpera produz no vidro. Se o teste mostrar formas e cores, em forma de manchas, o vidro é temperado.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...