Pode por copo de vidro no microondas?

Perguntado por: oassis3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Prefira cerâmica e vidro
O vidro e a cerâmica não transferem substâncias ao alimento quando são esquentados, devido a sua composição. Por isso eles são uma boa pedida.

Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.

Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.

Não se coloca alumínio ou qualquer outro metal no micro-ondas. O mesmo vale para lanches ou refeições embaladas em papel alumínio e louças com detalhes metálicos. Isso pode causar um incêndio ou até uma explosão. Por ser uma máquina de calor, o micro-ondas derrete facilmente qualquer plástico.

O que acontece por alguns se quebrarem é que existe transferência de calor do alimento para o vidro por contato e se o vidro não é temperado, por dentro ele se tronará mais maleável por causa do contato com o calor do alimento e por fora continuará inflexível o que faz com que ele trinque ou se parta ao meio.

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.

Se o pote tem o número 5 dentro de um triângulo (como na imagem abaixo), significa que ele é feito de plástico polipropileno, um material resistente ao calor, que não deforma e libera menos substâncias tóxicas.

Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente. Se o preparo da receita pedir cozimento, prefira os vidros refratários e cerâmicas vitrificadas.

Travessas de vidro
Além das panelas e travessas de , travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha.

Marinex Facilita derrete tampa no microondas!!! (tem indicação de microondas na tampa e válvula para saída de vapor)

Não recomendamos colocar o copo térmico na geladeira. O primeiro motivo é que isso pode danificar seu copo: geralmente os líquidos expandem ao se tornarem sólidos, o que significa que sua bebida fica mais volumosa ao se solidificar.

Tenha cuidado com o material usado para esquentar a marmita
Materiais como alumínio, metal e louças com detalhes dourados ou prateados, por exemplo, podem provocar explosões e incêndios caso sejam colocados no micro-ondas.

Vidro Temperado
Esta espécie de vidro possui grande resistência ao calor. Isso ocorre porque, enquanto um vidro comum suporta temperaturas em torno de 50 °C a 60 °C, o Vidro Temperado é capaz de aguentar temperaturas, de uma face para a outra, em torno de 200 °C a 300 °C.

O vidro refratário é muito mais resistente do que o vidro temperado, pois ele é fabricado em temperaturas acima de 1400º C; O vidro refratário pode ser usado em qualquer ambiente da cozinha, seja em fornos, geladeiras e freezers.

Apesar de ser comum esquentar a água no micro-ondas para fazer chá, café ou cozinhar, o hábito não é recomendado. Isso porque é possível que o líquido atinja rapidamente o ponto de ebulição, fazendo com que o recipiente exploda dentro do aparelho.

porcelana e louça (apenas para aquecimento); cerâmica vitrificada; plásticos (desde que próprios para uso em micro-ondas).