Pode podar salsinha?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Nossa última dica ensinando como cuidar de salsa diz respeito às podas. Para os pés ficarem sempre saudáveis, é importante cortar as hastes após a floração, prolongando a produção de folhas. Além disso, é possível retirar as folhas secas uma vez por mês, o que aumentará a resistência da planta.

O crescimento e durabilidade da planta vai depender da variedade escolhida, mas, em média, a salsinha dura de um a dois anos.

Os galhos severamente afetados podem ser removidos usando uma tesoura de poda afiada e higienizada, pois os galhos enfraquecidos são suscetíveis a infecções secundárias. Se a sua planta tiver queimadura bacteriana nas folhas, não há cura.

O principal para armazenar suas ervas e mantê-las frescas é inserir no fundo do pote um papel toalha úmido, isso irá ajudar na manutenção da umidade.

Água demais mata afogadas as raízes das plantas, que não conseguem cumprir sua função, resultando no amarelamento. Para tentar salvar a planta, diminua as regas. Já a falta de água faz a planta derrubar suas próprias folhas para economizar água – o amarelamento ocorre antes da caída das folhas.

Para os pés ficarem sempre saudáveis, é importante cortar as hastes após a floração, prolongando a produção de folhas. Além disso, é possível retirar as folhas secas uma vez por mês, o que aumentará a resistência da planta. Se você pretende utilizar a salsa na alimentação, o ideal é não deixar a planta florescer.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o melhor período para cultivar a salsa é entre abril e junho, e o tempo estimado para colheita é de 65 a 70 dias.

Para manter a salsinha e a cebolinha saudáveis, o consultor recomenda manter irrigação frequente (jamais encharcadas, nem secas), e retirar folhas secas, colocando-as novamente no solo, para que virem nutriente. “É bom também cavoucar a terra, para arejar o solo, e podar quando for o caso”, completa.

Chá de salsa faz bem para os olhos, refresca o hálito, entre outros benefícios. O chá de salsa, também chamado de chá de salsinha, pode ser um grande aliado da saúde. Os benefícios do chá de salsa para a saúde incluem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes.

A adubação da salsinha pode ser química ou orgânica. Se forem usados adubos orgânicos provenientes de animais, o esterco deve ser bem curtido. Também podem ser usados composto orgânico e húmus de minhoca.

dois anos

A salsa é uma planta bienal, ou seja, seu ciclo de vida completo dura cerca de dois anos. Normalmente, o primeiro ano é marcado pela produção de folhas e o segundo pelo período de floração. Quando a salsa começa a florir, a produção de folhas começa a cair em quantidade e qualidade.

Regue bastante
A cebolinha precisa de solo úmido, desde que seja bem drenado. A necessidade de rega depende da drenagem, e varia de um a três dias.

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

video_content