Pode plastificar certidão de nascimento original?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

Algumas pessoas ainda não sabem, mas os documentos pessoais de identificação não podem mais ser plastificados. Sendo assim, uma boa alternativa é guardá-los dentro de porta-documentos ou saquinhos de plástico. Isso irá evitar a exposição do papel ao ambiente.

A plastificação da carteira de identidade é item de segurança do documento segundo diretrizes do instituto de identificação. Caso o documento esteja replastificado, ele não é válido como um documento oficial, visto que a retirada da plastificação original pode gerar adulteração do referido documento.

Plástico no documento impede o acesso a diversas informações de segurança. Plastificar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode até ajudar na preservação do documento, mas é proibido.

Ao receber o papel de segurança, os cartórios devem utilizá-lo imediatamente. Foi nesta segunda (2/7) que passou a ser obrigatório o uso do papel de segurança unificado, fornecido pela Casa da Moeda, para emissão de certidões de nascimento, casamento, óbito e certidões de inteiro teor.

Documentos de identificação não podem ser plastificados! É muito importante que você saiba isso, pois essa prática já foi comum e aceita no Brasil antes dos anos 2000.

O novo documento de identidade (Registro Geral) não pode mais ser plastificado e inclui os números do PIS/Pasep, do CPF e da certidão de casamento. Ele possui uma tarja plástica cobrindo os campos impressos, que se retirada, rasga e inutiliza o documento, dificultando as falsificações.

LEI Nº 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968.

Também é proibida a emissão de cópia autenticada se o documento original contiver rasuras, tiver sido adulterado por raspagem ou corretivo, bem como contiver escritos a lápis. Documentos de identificação plastificados também não podem ser autenticados.

O RG é recusado quando não se pode identificar os elementos legais, como assinatura do portador do documento, dados de filiação, e fotografia. Há quem acredite que o RG tem validade de 10 anos, mas isso não é verdade.

O assessor jurídico do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Evando Assis, explica que o plástico é destinado à conservação e proteção da carteira e garante que não há problema em fazer nova plastificação, se necessário.

preço geralmente gira em torno disso quatro. a cinco reais e tecnológica em r$5 tá. então tamanho a4 país o valor que o tamanho menor zinho na época documento menor está custando. 2 reais está então.

O Polaseal é ideal para proteger documentos pois é a prova d'água e também possui proteção UV. Ideal para trabalhos como: comunicados, Placas de Identificação, cardápios, certidões, fotos, cartões e qualquer Documento até o tamanho A4.

Ele também é conhecido como polaseal ou pouch film e tem uma espessura ideal pra proteger qualquer papel da poeira, água, outros líquidos e sujeiras.

No Cartório Catete você tem a opção de solicitá-la, basta ir ao Cartório ou em nosso site, e solicitar uma segunda via da certidão de nascimento, em miniatura.

Somente o Cartório no qual o cidadão foi registrado está habilitado a fornecer 2ªs vias recentes de certidão de nascimento.

O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

-Documento dos pais, com foto, válido em todo território brasileiro (RG, CNH, Passaporte); -Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança (fornecida pelo hospital ou maternidade onde houve o parto).

A cópia em discussão trata-se basicamente de uma fotocópia, também chamada de xerox (de uma parte do livro de registro). Então, a fotocópia pode ser, por exemplo, de uma certidão de nascimento, casamento ou óbito. É um tipo de documentação válida, garantindo FÉ PÚBLICA.