Pode plantar feijão em vaso?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O importante é saber que, para plantar o feijão em vaso, busque deixar a terra úmida antes de inserir o grão. Escolha um feijão bonito e sem lesões, e plante-o 0,5 centímetros para baixo da terra. Se possível, deixe o feijão com a bandinha maior para cima, pois é dela que surgirá a haste.

Uma das formas mais simples é utilizar um vaso transparente. Introduzir um pedaço de algodão úmido e de um a três grãos de feijão. Tenha em conta, colocar o vaso próximo da janela, já que será importante o acesso à luz do sol, ainda que não diretamente. Além disso, assim, mantemos a umidade e que o algodão se seque.

Eles crescem em média de 1,5 a 1,8 metros de altura e podem dar tanto feijões de corda quanto feijões de vagem.

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional.

15 dias

Quanto tempo um pé de feijão demora para crescer? Em torno de 15 dias o pé de feijão já começa a crescer!

Qual é a época de plantar feijão? As épocas recomendadas para semeadura do feijão podem ser divididas em três: período das águas (nos meses de setembro a novembro), o período da seca (de janeiro a março) e período de outono-inverno ou terceira época (que vai de maio a julho).

Começar o plantio do feijão é bem simples. “Pegue um pedaço de algodão, coloque no fundo de um copo, umedeça com água e coloque um grãozinho de feijão sobre ele”, orienta Tati. Enquanto o pé de feijão estiver germinando, o copo deve ser mantido em local bem iluminado, onde pegue sol no começo ou final da tarde.

Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias. Cerca de 24 horas depois disso, surge a primeira folha. A planta ainda consegue sobreviver por mais uma semana, até que a terra fica indispensável para que ela cresça.

A rega deve ser feita diariamente, para manter o solo úmido. É importante evitar encharcar o solo, pois isso pode levar à desnutrição do feijão. É também importante considerar a quantidade de água necessária para regar o feijão. Dependendo da época do ano, a quantidade pode variar.

O truque é deixar as sementes de molho em água morna, numa temperatura como se fosse dar um banho em um bebê - morninha. Deixe as sementes de molho nesta água de um dia para o outro, do mesmo jeito que fazemos ao deixar o feijão de molho.

Passo a passo:
Umedeça o algodão com água, logo em seguida, coloque-o no fundo do copinho descartável. Insira as sementes de feijão no algodão. Depois é só diariamente regar o algodão com água e esperar a raiz da plantinha começar a nascer.

40cm

Os resultados indicam que, para o manejo adequado da irrigação, a profundidade do sistema radicular a ser considerada deve ser de 30 e de 40cm, respectivamente, nas culturais de feijão e de trigo no solo em questão.

3 cm a 6 cm

Quanto à profundidade, o feijão é semeado, em geral, a profundidades de 3 cm a 6 cm. As oscilações vão variar de acordo com a textura do solo. Em um solo arenoso, a semeadura é mais profunda: de 5 cm a 6 cm, com objetivo da semente estar alocada em regiões mais úmidas.

O cultivo do feijão-vagem e do feijão-de-metro é feito no espaçamento de 0,50 m entre plantas e 1,00 m entre linhas de plantio, colocando 3 a 4 sementes por cova, na profundidade de 4 cm a 5 cm.

“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.

Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos! Saladas, sucos, vitaminas, refogados… São inúmeras as possibilidades de consumo. A germinação não possui segredos e traz muitos benefícios, faça o teste!

Lembre-se sempre de manter o algodão úmido. Quando o caule estiver com cerca de 20 centímetros, o pé de feijão precisa ser plantado para receber todos os nutrientes. Procure um espaço para o plantio (pode ser no quintal, praça ou parque mais próximo) e faça um buraco com aproximadamente 10 centímetros.

A cultura do feijão responde bem à adubação orgânica. Com adubações de 15 a 20 t/ha de esterco de curral e até 4 a 8 t de esterco de galinha ou cama de frango de corte, percebe-se o efeito residual dessa adubação em até o 3º ano.

o plantio associado do milho com outras culturas, especialmente com o feijão, é uma prática muito freqüente no Brasil. É um sistema utilizado principalmente pelos pequenos agricultores que visam, sobretudo, uma redução do risco, melhor aproveitamento da área e mão-de-obra.

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).