Pode pisar no freio e no acelerador ao mesmo tempo?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para fazer um punta-tacco é preciso colocar o pé direito no freio e no acelerador ao mesmo tempo! A ideia é que ao mesmo tempo que o carro está com a embreagem acionada, o piloto eleve o giro do motor antes de acoplar a marcha reduzida.

Da sua esquerda para sua direita: embreagem, freio e acelerador.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha. Gostou dessas dicas?

Sim, não tem embreagem, mas, por uma legislação nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo carro automático, você só pode dar no arranque se estiver com o pé no freio.

Para quem tem medo do carro morrer no semáforo, o instrutor Fabiano Silva dá a dica: fique de olho no farol oposto. Quando ele estiver fechando, busque o ponto da embreagem e segure, mantendo o pé no freio. Assim, quando o seu sinal ficar verde, você estará pronta para sair.

Qual o segredo na hora de acelerar e tirar o pé da embreagem? Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere.

Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm. Nesse ponto, o carro vai começar a andar e, como você soltará o pedal de forma suave, o sistema não ficará sobrecarregado.

Como passar a marcha corretamente? Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Dicas para perder o medo de dirigir

  1. Não pense. É estranho falar para alguém com amaxofobia para não pensar muito na hora de dirigir, mas é o que ela tem que fazer. ...
  2. Escolha bem seu companheiro. ...
  3. Planeje e treine. ...
  4. Acredite em si. ...
  5. Profissionais capacitados.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Isso pode ser extremamente perigoso se o carro estiver em alta velocidade, saindo de traseira e sem muita possibilidade de correção. Os pneus também sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência.Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu.

Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem e pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

Saiba que, nesse caso, tudo depende da velocidade que você está. Por exemplo, se estiver com uma velocidade alta e, dessa maneira, utilizando a quarta ou quinta marcha, você deve ir pisando no freio até que consiga reduzir para a segunda marcha ou parar.

2) Acelerar demais
Quando ligam o carro pela primeira vez no dia, muitos acham que é necessário ficar acelerando como um piloto de Fórmula 1 para esquentar o motor mais rápido, mas isso é desnecessário e pode até mesmo estragar o motor.

Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.