Pode pisar na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Para fazer um punta-tacco é preciso colocar o pé direito no freio e no acelerador ao mesmo tempo! A ideia é que ao mesmo tempo que o carro está com a embreagem acionada, o piloto eleve o giro do motor antes de acoplar a marcha reduzida.

“Quando você fica com o pé no pedal, pressiona a embreagem, afasta o platô do disco, e promove o lixamento dele”, explica Caldas. Ao gerar esse desgaste prematuro do disco, o motorista irá causar o superaquecimento do sistema de embreagem, o que a médio ou curto prazo acarreta na quebra dele.

4. Não solte o pedal de forma brusca. Outra dica essencial para quem deseja aprender como usar a embreagem de forma correta é jamais soltar o pedal de forma brusca. Caso contrário, o movimento abrupto vai gerar um “tranco”, que pode até mesmo danificar as peças do sistema.

Na verdade, o correto é que o veículo esteja sempre engrenado nas ladeiras (freio motor) para que, junto com o sistema, segure o carro em declives. Agora, o vício de deixar o pé na embreagem, sim, pode levar a um desgaste.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Uma dica legal é ficar de olho no farol oposto: quando ele já estiver fechando, é hora de procurar o ponto da embreagem e deixar ele lá, com o pé no freio. Quando o sinal abrir, você já vai estar pronto!

Segundo a instrutora de autoescola Daiane dos Santos, o ponto de saída das ladeiras não é só uma tremidinha, é o carro tremendo muito, quase morrendo. Quando sentir isso, tire o pé do freio e comece a acelerar, segurando a embreagem por dois segundos ainda. "Assim o carro não morrer e não volta", afirma a profissional.

Como trocar de marcha no carro? Para trocar a marcha, o condutor vai precisar tirar o pé direito do acelerador, pisar com o pé esquerdo na embreagem até o fundo, engatar a marcha escolhida e puxar na direção indicada.

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

  1. Use um no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. ...
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. ...
  4. Pronto!

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.