Porque não podemos pisar em Netuno?

Perguntado por: esilva9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Porque não podemos pisar no planeta Júpiter? Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfície sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruída pela imensa pressão.

Netuno. Esse é outro planeta que não permite mais do que um segundo de sobrevivência. As terríveis condições destruiriam qualquer coisa. Os ventos fortes também são um grande problema em Netuno e podem ultrapassar a velocidade do som.

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

O planeta dos anéis, é o 6° planeta mais distante do Sol, e o segundo maior do Sistema Solar. Saturno possui um núcleo rochoso mas é composto principalmente de hidrogênio e hélio, assim como os demais planetas gasosos. É tão pouco denso que poderia flutuar sobre a água.

- Netuno só pode ser visto através de telescópios. - Uma viagem da Terra a Netuno levaria no mínimo 3.590 dias, o equivalente a 9 anos e 8 meses terrestres.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Características. O planeta Netuno é composto, principalmente, de água muito quente, amônia e metano em seu núcleo, que tem aproximadamente o tamanho da Terra. A atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e metano.

O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. No Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra.

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Dois fatores contribuem para o fenômeno: pressão e temperatura, que agem sobre o gelo nos dois planetas. Diferentemente da Terra, o gelo de Urano e Netuno é feito de água, metano e amônia. As densas nuvens dos dois planetas carregam o trio de elementos. Dessa forma, em temporais, há chuva de diamantes, literalmente.

O que aconteceria se Netuno sumisse? E no final do Sistema Solar, temos Netuno. Contudo, seu efeito aferia, principalmente, planetas anões, como Plutão. E seu desaparecimento poderia causar caos e colisões, no Cinturão de Kuiper.

Resumo sobre planeta Netuno
É composto essencialmente por gases como hélio, metano, hidrogênio e amônia. Não apresenta superfície sólida, apenas um núcleo muito denso envolto em fluidos e gases.

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

Vênus

Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C.

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

Resposta: - O diâmetro da Terra é de 12.750 km e o da Lua é de 3.470 km, isto é, 3,67 vezes maior. - A superfície da Terra é 13,5 vezes maior que a superfície da Lua, porque a área varia com o quadrado do diâmetro. - Como o volume varia com o cubo do diâmetro, o volume da Terra é 49,6 vezes o volume da Lua.

GASOSOS. São feitos principalmente de gases, que assumem diferentes estados físicos dependendo da temperatura e da pressão. Quem caísse de páraquedas em Júpiter ou Saturno entraria em uma atmosfera gasosa, que fica densa até virar líquido. O núcleo é feito de gelo e metais.

Fatos sobre Saturno:
Se você conseguisse achar uma banheira grande o suficiente, Saturno flutuaria nela. Algumas luas de Saturno podem controlar a largura de seus anéis. Elas são conhecidas como luas pastoras.

Continuar lendo Pode pisar em Netuno?