Pode pintar o rosto no Dia do Índio?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Não se aproprie da data, em especial as escolas, para pintar o rosto ou colocar cocar em crianças e adolescentes não indígenas, como referência à cultura indígena e ao seu dia. Nós, não indígenas, jamais seremos indígenas ou estaremos os valorizando por colocar elementos dessa cultura em nossos corpos.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Nossa cultura não é fantasia.
Se apropriar de elementos de outra cultura para se "fantasiar" automaticamente esvazia todos os significados e a identidade que os mesmos carregam. O cocar, as pinturas e grafismos e as diversas vestimentas são elementos sagrados que preservam a memória, história e sabedoria de cada povo.

Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, substitui Dia do Índio após derrubada de veto. O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402, de 2022, promulgada na sexta-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

Ela pode ser feita com qualquer tipo de tinta, desde que seja segura para a pele.

Combine partes iguais de sal e óleo, e esfregue a mistura na pele para remover a tinta.
...
Use um óleo de essências ou de cozinha para remover a tinta.

  1. Óleos vegetais;
  2. Óleo de coco;
  3. Óleo de oliva;
  4. Óleos essenciais, como lavanda ou alecrim.

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Mas, segundo ela, no México "a cor continua a ser associada à magia ancestral (e) protege aqueles que usam roupas tingidas com cochonilha.

Pintura Corporal Indígena
As tintas usadas são naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais usado. Os índios o utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum dá o tom vermelho. Já o branco é conseguido através da tabatinga.

As cores que mais aparecem são:

  • o vermelho, obtido do urucum;
  • o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem;
  • o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

As fantasias de índio e 'nega maluca' são ofensivas, pois brincam com estereótipos racistas associados a esses povos. A 'nega maluca', por exemplo, é uma prática de 'blackface', que é quando pessoas brancas pintam a pele de preto e reproduzem estereótipos ligados à população negra.

Etnia Fulni-ô reconhece o cocar como forma de conexão
Para os indígenas da etnia Fulni-ô, do estado de Pernambuco, o cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito e deve ser utilizado somente pelos homens. Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido.

Afinal, muitos desses utensílios e artesanatos ainda são usados no dia a dia.

  • Pintura e desenho. ...
  • Ensinar palavras de origem indígena. ...
  • Contar lendas. ...
  • Faça os alunos pesquisarem. ...
  • Músicas indígenas.

A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

A origem da data remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território.

Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que: mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si; são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

Algumas substâncias da composição do guache podem causar o ressecamento da pele, deixando-a mais sensível ou, mais grave, desencadear uma alergia com risco até de comprometer o sistema respiratório. Portanto, o correto é comprar cosméticos específicos como a Tinta Facial Colormake.