Pode pintar o cabelo no quartel?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

VI - a tintura dos cabelos deverá ser da mesma cor do cabelo apresentado na identificação da militar e restringir-se-á às cores naturais do cabelo humano, não sendo permitido cabelos multicoloridos.

O corte militar é um modelo simples e rápido de corte. Porque ele consiste em manter o cabelo baixo nas laterais, e os fios mais altos na parte superior da cabeça. Com as novas tendências aparecendo, agora é possível deixar um efeito degradê na lateral do cabelo. Isso traz ainda mais estilo e atitude ao corte.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Não será permitido o ingresso de visitantes usando:
Roupas de cor preta ou camuflada.

Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3.

Lentes, tatuagens e acessórios
Sobre os acessórios, o regulamento reforça a proibição de piercing nasal, de língua, labial, de face, na sobrancelha e na orelha.

A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.

1. Corte militar degradê Esse estilo de corte curto masculino está muito em alta e usa o topo baixo com degradê nas laterais para fazer uma transição mais suave no cabelo. O corte militar degradê deixa o visual mais moderno e é indicado para todos os tipos de cabelo.

2 a 5 centímetros
Militar: Os cortes militares costumam ser para tamanho de cabelo curtos, assim como no exército, em algumas exceções com pequenos topetes. Para ter estilo, uma boa dica de corte de cabelo masculino militar é deixar as laterais menores e focar o volume no topo.

Apesar da rotina pesada, as mulheres do Exército brasileiro são vaidosas. Unhas pintadas com esmaltes claros, brincos pequenos, uma pulseira e um anel em cada mão. Isso é o máximo permitido, segundo as regras. A invasão feminina aos quartéis começou em 1992.

A ideia é que o bigode demonstra seriedade e está de acordo com os padrões e valores militares e esteticamente não há prejuízo ao se utilizar a farda.

Cárie não é motivo para reprovar candidato em concurso público. Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.

Texto: Lílian de França O simples fato de ser portador de problema visual (astigmatismo e miopia) não é motivo para eliminação de candidato em concurso público. Com esse entendimento, unânime, a 4ª…