Pode pintar o cabelo em colégio militar?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Em relação aos cabelos pintados, o regimento atual diz que está vedado, segundo a PM, o uso de coloração não natural. A assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou, neste sábado (22), que o comando de ensino está respondendo sobre a publicação.

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia determinou ontem que escolas públicas militarizadas não mais interfiram em corte de cabelo, cor de unhas e maquiagem de estudantes ou os impeçam de namorar e se manifestar politicamente.

Usar brincos ou boné, sentar no chão, mascar chiclete, trocar figurinhas ou optar pelo próprio corte de cabelo são consideradas infrações pelo Regulamento Disciplinar para as Unidades de Ensino do Distrito Federal participantes do Programa Colégios Cívico-Militares.

A pontualidade também é exigida à risca. O aluno tem de chegar com até 30 minutos após o início da aula, senão fica fora. Namoro entre alunos e celulares dentro da escola não são permitidos.

As aulas são em período integral. A regra é de uso obrigatório de uniformes específicos com padrão militar. Os meninos são proibidos de usar brincos e pulseiras e as meninas têm que usar cabelo preso. A proposta desta escola é preparar os estudantes para a carreira militar, tanto na PM quanto nas Forças Armadas.

- a coloração artficial do cabelo pode ser feita somente nas cores naturais do cabelo humano (loiro, loiro escuro, ruivo, castanho, castanho escuro, preto, grisalho e branco), em tonalidades discretas e compatveis com o uso do uniforme militar, sendo vedada a alternância de cores na coloração artficial.

A matrícula dos alunos será regulada pelas respectivas secretarias de educação. As unidades terão o máximo de 30 alunos por sala. Celular em sala de aula está vetado, exceto com autorização do professor. Além disso, os militares só deverão se dirigir aos alunos se acompanhados de um professor.

Colégio Militar tem mensalidade? A média de valor é R$ 226 para Ensino Fundamental e R$ 251 para o Ensino Médio, segundo a Agência Brasil. O ensino militar nasceu gratuito, mas recentemente ganharam na Justiça o direito de cobrar mensalidade dos alunos.

Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme. A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.

Tatuagens e piercings são proibidos.

Os colégios militares devem parar de obrigar os alunos a terem que cortar ou raspar os cabelos, pois devemos ter liberdade de expressão e direito de fazer o que quisermos com nosso corpo. Um corte de cabelo não influencia no aprendizado e também não traz disciplina ao aluno.

Pois bem, na prova do concurso do Colégio Militar o candidato pode usar tanto caneta preta ou azul, desde que com tubo transparente. Além disso, como são crianças que farão a prova, lápis e borracha também são permitidos.

O cabelo curto deverá ser usado com penteado tradicional, não podendo o seu comprimento ultrapassar a altura da gola do uniforme. Nos casos de cabelos longos ou médios, estes devem estar presos em coque, com "redinha" na cor do cabelo.

O corte militar é um estilo de cabelo curto, onde as laterais e nuca são raspadas e o topo é deixado com um comprimento maior. Ele pode ser feito em qualquer tipo de fio (liso, ondulado, cacheado e crespo).

- O cabelo deve ser em corte militar. Tradicional, sem topete, pinturas ou gel. - A barba deve estar sempre bem feita, com costeletas curtas, sem bigode e sem adereços em geral tais como pulseiras, anéis, brincos, correntes e piercings (estes acessórios também são proibidos para as meninas).

MPF diz que escolas militarizadas não podem interferir em corte de cabelo ou cor das unhas dos alunos.