Pode pintar o cabelo depois de um corte químico?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Pode pintar o cabelo com corte químico? Não. Além de ser indicado dar uma pausa nos procedimentos químicos, as tinturas convencionais possuem uma fórmula que pode danificar ainda mais os fios, porém, é possível tonalizar o cabelo.

Como recuperar um cabelo que sofreu corte químico

  1. Use produtos de reconstrução capilar. Envato. ...
  2. Faça a umectação noturna. Segundo a cabeleireira, é importante passar óleos para diminuir o ressecamento dos fios, principalmente durante a noite. ...
  3. Diminua a frequência de lavagens. Envato. ...
  4. Corte o cabelo. ...
  5. Faça o cronograma capilar.

No entanto, o recomendado é entre 15 a 45 dias. "Muitas mulheres que têm o crescimento constante de fios brancos, por exemplo, colorem de 15 em 15 dias. Geralmente o retoque da coloração acontece de 25 em 25 dias, que é um tempo médio em que o crescimento dos fios novos se torna mais evidente no visual.

A queratina líquida será sua melhor amiga para salvar o cabelo após o corte químico. O nosso cabelo é composto por 90% de queratina e essa substância é a que mais perdemos quando o fio está danificado. Portanto, para salvar as madeixas após um corte químico, e evitar os fios elásticos, invista na queratina líquida.

Quanto tempo dura o corte químico? O cabelo quebrado pode se recuperar por completo de um corte químico em, aproximadamente, 2 anos. Por isso, a melhor escolha é optar pela prevenção, já que o processo de recuperação não é tão rápido.

Tinta sem amônia agride menos o cabelo? Sim, a tinta sem amônia não danifica a fibra capilar. A amônia é um composto químico muito usado nas tinturas de cabelos, porque ela é responsável por abrir a fibra capilar para que a pigmentação da coloração possa adentrar o fio e durar por muito mais tempo.

Cauterização capilar
A cauterização ajuda a manter as pontas alinhadas após o corte, evitando que elas se dividam em duas, três ou quatro partes. O procedimento é uma hidratação potente, que devolve os nutrientes à massa capilar.

Por mais tentador que seja fazer mais uma escova progressiva para manter os cabelos lisos e arrumados, o procedimento químico não é a melhor opção depois de um corte químico. Isso porque os fios estão muito fragilizados, e o excesso de alisantes pode prejudicar ainda mais as suas madeixas.

A linha Hidratei também possui a máscara capilar, ela hidrata os cabelos profundamente e os livra do corte químico. No dia a dia você também pode usar o spray Hidratei, ele é ideal para ser usado quando você perceber que seus cabelos precisam de uma hidratação rápida a qualquer momento, pois o produto é leave-in.

Principais sintomas do corte químico
o fio fica cheio de pontos brancos, pontas duplas, triplas e até quádruplas; ele fica elástico, ou seja, você puxa o fio e ele vai e volta; o cabelo fica emborrachado, opaco e áspero; pode ocorrer queda de cabelo se o procedimento for feito na raiz.

Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração. Por outro lado, é melhor fazer o permanente primeiro, para evitar que o processo danifique sua nova cor.

É melhor usar o shampoo de 12 a 24 horas antes de mudar a cor, porque ele retira o óleo natural que os protege. Além disso, evite lavá-los 24 horas depois de trocar a cor.

A descoloração é muito mais agressiva do que a coloração
Após esse processo, o cabelo perde massa capilar, ou seja, fica muito frágil e ressecado. Já a coloração não possui essa função clareadora, ou seja, ela acaba não danificando tanto as madeixas.

A melhor maneira de evitar o corte químico é realizando testes de mechas antes de realizar o procedimento químico desejado em todo o cabelo. Dessa maneira é possível observar a forma que seus fios reagem a química e se seus cabelos estão prontos para o procedimento que você deseja realizar.

O tom escuro do cabelo preto disfarça melhor os danos capilares. A impressão de que os cabelos pretos são mais saudáveis e hidratados do que os fios mais claros é por conta da tonalidade. O tom bem escuro consegue esconder melhor os danos capilares, mas isso não quer dizer que eles não existam.

Dicas para recuperar o cabelo quebradiço

  1. Hidratar o cabelo. ...
  2. Evitar o uso de química em excesso. ...
  3. Utilizar um protetor térmico. ...
  4. Utilizar produtos com queratina e aminoácidos. ...
  5. Tratamentos capilares. ...
  6. Evitar o uso de água quente no cabelo. ...
  7. Massagear o couro cabeludo e aplicar óleos essenciais. ...
  8. Lavar o cabelo de forma correta.

Ter o corte químico no cabelo não é nada agradável e por isso é um dos medos constantes de quem tem cabelos quimicamente tratados. Ele é resultado de um acúmulo de procedimentos químicos nos fios que deixam a fibra totalmente fragilizada, deixando danos como a elasticidade, quebra e queda dos fios.