Pode pintar com tinta em cima do cal?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Se você pintar por cima do cal diretamente, você poderá sofrer problemas futuros de calcinação, que são manchas esbranquiçadas na superfície da sua pintura, além disso, se a pintura de cal do seu muro estiver muito antigo e soltando pó, você corre o risco de a pintura vir a descascar.

Além desses benefícios, o desgaste natural e o ar rústico do cal são vistos como efeitos estéticos. A aplicação de cal pode ser feita tanto em paredes internas quanto externas, mas nunca em superfícies com massa acrílica, massa corrida, cerâmica ou por cima de outro tipo de tinta.

Além disso, a cal para pintura apresenta uma série de vantagens também. Na pintura, ela funciona como um escudo de proteção para a alvenaria, já que a cal previne o aparecimento de fungos e mofo na parede. Em adição a isso, seu custo-benefício é muito melhor em relação às formas convencionais de pintura.

O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.

Veja como fazer:

  1. Prepare a mistura de ingredientes. Prepare a mistura de vinagre com água. ...
  2. Deixe o aparelho de molho. Ligue o aparelho, deixe a mistura ferver e depois deixe de molho por uma noite.
  3. Enxágue para finalizar. Pela manhã, esvazie o recipiente e enxágue com água em abundância.

O que fazer: Para cada 10 litros de uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, ½ copo de sal de cozinha e pigmento.

Está precisando pintar sua casa, ou parte dela, e não quer gastar muito? Uma boa alternativa é pintar com cal, que reveste paredes de maneira simples, com uma aparência rústica, mas suave.

A caiação ou pintura com cal é muito antiga e data da época em que as casas não eram rebocadas e nem pintadas. Por isso, por questões de higiene e saúde, era quase obrigatório utilizar este método, a fim de evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micróbios.

Escovar intensamente de modo a eliminar a maior parte da Película de cal. Se necessário, efetuar as reparações de modo convencional. Aplicar um primário selante aglutinador (pliolite ou Acrílico) para consolidar o suporte. Aplicar a tinta plástica de Acabamento que seja compatível com o primário.

É também importante ressaltar que o fundo preparador é bom tanto para casos de paredes externas quanto internas, sendo mais utilizado no caso de paredes externas pela sua boa aderência em cima de paredes de cal e gesso.

O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.

O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.

É aplicado na fabricação do cimento, vidro, cal virgem, etc. Esse sal tem uma importante aplicação na agricultura, é usado para correção da acidez do solo. Não pare agora...

Como pintar parede já pintada
Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

Você sabe qual é a função do selador na pintura de parede? O produto é extremamente importante para a preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, ele possui papel fundamental para aumentar o rendimento da tinta, além de selar e uniformizar a parede, contribuindo de forma direta com o resultado.

Antes de aplicar o produto, é necessário lixar a superfície e limpá-la com um pano úmido. Seu uso também é indicado para ambientes internos e externos.

Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.

A primeira deve ser bem diluída para selar a superfície, e a segunda demão deve dar o acabamento final. Dê um intervalo de no mínimo 1 dia entre uma demão e outra, por segurança. A pintura com cal não necessita de fixador, previne a formação de mofo e a parede pode ser lavada normalmente após 10 dias de aplicação.

Se a parede for lavável, você pode usar água e detergente antes de aplicar os poderosos desengordurantes. Caso a parede seja branca, cloro e água sanitária podem ser usados. Já as paredes coloridas pedem produtos neutros e suaves. Para superfícies pintadas com tinta acetinada ou brilhante, a lavagem básica é indicada.

Deve-se esperar até que a argamassa assentada esteja completamente seca para aplicação do revestimento. O material pode levar até 15 dias para secagem completa.

Inclusive, a cola branca é excelente, caso o serviço em questão precise de uma massa consistente na obra, pois essa textura ajuda a proporcionar mais aderência em diferentes superfícies de aplicação.