Pode pintar as pontas do cabelo de criança?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Atenção: colorir (ou descolorir) o cabelo de crianças menores de 12 anos é totalmente desaconselhado. Nessa faixa etária, o sistema imunológico e o manto hidrolipídico (camada que protege a pele) ainda estão se formando, o que torna o couro cabeludo bem mais sensível.

Tintas artesanais que não são apropriadas para os cabelos, como tinta guache, ou acrílica, podem ocasionar queimaduras ou lesões no couro cabeludo por conta da reação química potencializada pela exposição solar. Elas, ainda, mancham os cabelos e podem demorar a sair.

Pode pintar o cabelo menstruada? Sim, quando estiver menstruada pode pintar o cabelo sem problemas, seja para fazer luzes, descolorir ou qualquer outro procedimeto.

“Pintar cabelo com papel crepom é um erro que resseca e danifica os cabelos. Será necessário fazer tratamentos de reconstrução nos fios regularmente”, explica. Depois, você deve iniciar um processo de restauração dos fios, caprichando na hidratação.

Dip dye: como colorir as pontas do seu cabelo
Um dos estilos de dip dye mais populares é colorir somente as pontas do seu cabelo (ou seja, não colorir o comprimento).

POROSIDADE DOS FIOS
Um cabelo poroso é mais quebradiço e sua cutícula é mais aberta. Isso significa que o fio, ao mesmo tempo que suga a tinta, também tem dificuldade de absorver e segurar a pigmentação.

Uma outra maneira é usar aquele pó que faz suco. Ferva um pouco de água e misture o pó na cor que quiser, fazendo um suco concentrado. Depois, com um pincel, passe onde quer colorir, espere 20 minutos, lave para tirar o açúcar e está pronto. Ah, essa fórmula não pega nos cabelos escuros, só funciona nos claros.

"Para preenchimento de fios brancos, o ideal é usar coloração permanente (de preferência, as cores base). Para alterar alguns tons de maneira mais discreta, dar um brilho no cabelo ou corrigir tons indesejados, pode usar tonalizante, que também é menos agressivo aos fios", explica a hair designer.

Gel de cabelo
Aplique um pouco de gel de cabelo na região manchada de tinta, massageie com os dedos e enxague. Simples assim.

Lavar o cabelo durante a menstruação: o mito
O mito de que não se deve lavar o cabelo durante a menstruação é bastante antigo, e perpetuado principalmente pela falta de conhecimento. Mas é preciso deixar claro que a pele da cabeça e a pele de todo o corpo são realmente à prova d'água. Então não vai absorver essa água.

Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

A tinta de papel crepom dura no cabelo até três lavagens. Após esse período, evite tingir novamente usando esse método, deixe os fios descansarem para não ressecar.

A cosmetóloga e bioquímica Heloisa Olivan, do Instituto Olivan, explicou que o papel crepom pode causar ressecamento intenso e deixar o cabelo poroso. "Além de manchar e ressecar os fios, pode causar alergias e dermatites no couro cabeludo", ressalta a especialista.

Compre os de cores bem escuras, como o verde, o azul e o roxo. É preciso ter cabelos claros para que a tinta do crepom fique visível. Se você possuir cabelos pretos ou castanhos (como eu), primeiro será preciso descolori-lo.

A umectação capilar com frequência fortalece ainda mais os fios na pré-coloração. Aplicar o óleo vegetal minutos antes de colorir as madeixas é uma opção que funciona e que irá proteger seu cabelo. No entanto, um tratamento mais frequente, com antecedência, vai potencializar ainda mais o resultado.

3 - COMECE PELA RAIZ
É importante que a raiz receba o pigmento primeiro para que ele possa agir corretamente e evitar um tom diferente das pontas. Em seguida, aplique nas bases da testa, da nuca, nas laterais e vá seguindo do miolo para as pontas, com movimentos leves e precisos.