Pode pintar a parede com cal?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A cal também adere muito bem a diversos tipos de superfícies, principalmente às mais porosas e ásperas, não sendo indicada apenas sobre massa acrílica e corrida, em superfícies lisas demais (cerâmicas) ou concreto armado. Portanto, na maioria dos casos, tanto em paredes externas como internas, a cal vai super bem.

Geralmente, pintar com cal requer aplicação em duas demãos, sendo a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final, devendo-se observar o intervalo entre demãos de, no mínimo, 24 horas. A cal, além de versátil, é um produto cheio de vantagens para a sua obra.

O Fixador de Cal Juntalíder é indicado para pinturas à base de cal. Disponível em embalagens de 150 ml, o produto tem alto poder de fixação. Fixa pinturas à base de cal ou aplicações de todos os tipos de caiações em paredes, assegurando a melhor aderência da tinta nas superfícies sem alterar suas características.

A caiação ou pintura com cal é muito antiga e data da época em que as casas não eram rebocadas e nem pintadas. Por isso, por questões de higiene e saúde, era quase obrigatório utilizar este método, a fim de evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micróbios.

A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água.

Além disso, a cal para pintura apresenta uma série de vantagens também. Na pintura, ela funciona como um escudo de proteção para a alvenaria, já que a cal previne o aparecimento de fungos e mofo na parede. Em adição a isso, seu custo-benefício é muito melhor em relação às formas convencionais de pintura.

R$ 19,90.

O material pode levar até 15 dias para secagem completa. na sua utilização para revestimento, no uso da pintura de edificações. A cal para pintura deve ser a mais fina e pura do mercado, específica para pintura. Em geral, quanto menor a incidência de chuva na área pintada, maior a sua durabilidade.

É aplicado na fabricação do cimento, vidro, cal virgem, etc. Esse sal tem uma importante aplicação na agricultura, é usado para correção da acidez do solo. Não pare agora...

Diluição: Máximo de 20 litros de água por pacote de 5,00 Kg. Secagem: 04 horas.

A primeira deve ser bem diluída para selar a superfície, e a segunda demão deve dar o acabamento final. Dê um intervalo de no mínimo 1 dia entre uma demão e outra, por segurança. A pintura com cal não necessita de fixador, previne a formação de mofo e a parede pode ser lavada normalmente após 10 dias de aplicação.

Cal virgem. A cal virgem também é conhecida como cal viva. Devido à sua espessura fina, ela é a mais indicada para ter um bom acabamento na pintura de sua parede. Além de ser mais indicada para a pintura, a cal virgem também é bastante usada para erradicar pragas, seja no campo ou até no jardim ou quintal de casa.

Se você pintar por cima do cal diretamente, você poderá sofrer problemas futuros de calcinação, que são manchas esbranquiçadas na superfície da sua pintura, além disso, se a pintura de cal do seu muro estiver muito antigo e soltando pó, você corre o risco de a pintura vir a descascar.

Quanto menos chuva incidir sobre a parede pintada com Cal, mais tempo ela durará. Para uma melhor aderência, a parede que recebeu a pintura com cal só deverá ser lavada três meses depois de aplicada. Para uma maior durabilidade da cor, recomenda-se o uso da cal em pasta, do que a em pó.

Como preparar a mistura para a pintura com cal?

  1. Misturar 3 litros de água para cada 1 kg de cal;
  2. Aplicar a mistura horizontalmente;
  3. Se aplicada no sentido vertical, a mistura deverá ser mais viscosa, formada por 1 kg de cal para 1,5 litros de água.