Pode pingar dipirona no ouvido de cachorro?

Perguntado por: omesquita7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Porém, ao notar alguma alteração na saúde do pet, como dermatite em cachorro ou algum indício de que o pet esteja com dor, uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é – pode dar dipirona para cachorro? A resposta é sim.

“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico. Ou seja, aqueles pingados diretamente no ouvido do pet. Eles servem para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias, respectivamente”, diz a Dra. Juliana.

Os principais sintomas da otite são coceira intensa, vermelhidão, cheiro forte, cera de coloração alterada, além de causar um grande desconforto para o pet. Um dos comportamentos bastante observado nos cães com inflamações no ouvido é balançar a cabeça de um lado para outro e a dor ao toque na região.

Sintomas: como identificar a otite canina?

  1. O cão passa a balançar a cabeça com frequência;
  2. O animal coça a região com bastante intensidade, e demonstra sentir dor ao fazer isso;
  3. Cheiro forte na região das orelhas;
  4. Presença de secreção no conduto auditivo;
  5. Dificuldade auditiva.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

Como aliviar dor de ouvido?

  1. Compressa morna. A primeira dica não é nada mirabolante. ...
  2. Mascar chiclete. Mascar chiclete é uma excelente solução para os casos de alterações bruscas na pressão do ar e, por isso, pode ser uma alternativa para decolagens de avião, por exemplo. ...
  3. Massagens. ...
  4. Consultar com um especialista.

Entre um dos mais utilizados pelos médicos veterinários, está o Antibiótico Chemitec Chemitril 50 mg Enrofloxacina para Cães e Gatos, que é muito utilizado para combater as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, Espiroquetas e Mycoplasmas sensíveis à enrofloxacino.

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo.

Use soro fisiológico
Além do uso de produtos específicos, a limpeza externa pode ser feita usando soro fisiológico. Ele é ideal para remover microrganismos nas orelhas e também na pelagem ao redor. Porém, a água-oxigenada não deve ser usada, já que pode inflamar o canal auditivo do cachorro.

Orelha de cachorro inchada: prevenção
O que se pode fazer para prevenir essa patologia é: evitar as causas de coceira, com banhos frequentes e controle de parasitas. fazer check-ups periódicos. tratar possíveis alergias ou inflamações.

A otite pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos cães. Entre os principais desencadeadores do problema estão os fungos, bactérias, parasitas (carrapatos, sarna de orelha), traumas, falta de higiene e a presença de algum corpo estranho no ouvido do pet.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

No geral, a principal forma de tratar infecção de ouvido é a tópica. A medicação é administrada no ouvido, por alguns dias, até a cura. No entanto, em casos mais graves, talvez seja necessário fazer uma lavagem. Isso é realizado pelo médico-veterinário, com o cão sedado.

Se o cachorro coçar as orelhas com frequência, deve-se desconfiar de otite canina. A condição nada mais é que a inflamação do ouvido. O problema acontece porque algum corpo estranho fica aderido ao corpo do pet, sem que ele consiga remover.