Pode penhorar um veículo financiado?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

DECISÃO: Automóvel alienado fiduciariamente não pode ser penhorado para pagamento de dívida sem anuência do credor.

Existem casos em que o veículo é considerado como bem impenhorável. Veículos com baixo valor de mercado por serem muito antigos podem ser encaixar neste caso. Isto porque, as custas processuais referentes à penhora superam o valor do próprio veículo, o que torna a ação de penhora inviável.

Tema atualizado em 5/3/2021. “I. Na execução intentada contra o devedor fiduciante não pode ser penhorado o imóvel por ele alienado fiduciariamente, consoante a inteligência dos artigos 789 e 824 do Código de Processo Civil, 22, 23 e 25 da Lei 9.514/1997 e 1.368-B do Código Civil.

De acordo com a lei, as situações de financiamento com alienação fiduciária devem estar explícitas no contrato, afirmando que a posse do automóvel seguirá sendo do devedor, mas a propriedade estará com credor.

O carro comprado a prestação não pode ser penhorado, pois ainda não está incorporado definitivamente ao patrimônio do executado. Entretanto, pode ser bloqueado em favor do credor em ação trabalhista e só poderá ser alienado com autorização judicial.

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.

De acordo com o parágrafo único do art. 848 do Código de Processo Civil “A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.”

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III , CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

Para colegiado, só podem sofrer restrições os veículos com até dez anos de fabricação e que não sejam objeto de alienação fiduciária, hipótese do processo.

Após 20 dias da comunicação da penhora, é possível entrar com um recurso de oposição à execução. Para isso, é necessário contratar um advogado para consultar prazos e os fundamentos da apresentação desse recurso.

NO SITE AUTOMÓVEL ONLINE

  1. Autentique-se na plataforma com o certificado digital.
  2. Escolha a opção "outros pedidos" e "cancelamento de penhora"
  3. Preencha os dados do exequente.
  4. Anexe a prova de legitimidade e a decisão de cancelamento.
  5. Faça o pagamento da referência MB.

O fato de o veículo se encontrar registrado em nome de terceiro não obsta seja penhorado, porque a propriedade dos bens móveis se transmite pela tradição, máxime quando comprovado que o bem se encontra na posse dos executados, criando presunção juris tantum.

Sendo assim, a penhora judicial se caracteriza pela tomada de um bem do devedor ao credor, como garantia de pagamento de uma dívida, ou seja, a garantia é dada com bens do devedor. Já no caso da alienação fiduciária, trata-se do próprio bem financiado.

Para isso, é necessário contar com o número da placa e do RENAVAM. Com esses dados em mãos, acesse o site do DETRAN do Estado de registro do automóvel. No ambiente virtual, procure a opção “veículos”, depois vá em “débitos, restrições e vistorias” e por fim em “Veículo de terceiros – débitos, restrições e vistorias”.

Na prática, você não pode transferir financiamento para outra pessoa. O que acontece é o fim do seu compromisso e o início de um novo financiamento no nome do comprador.

Para saber se o carro está quitado ou não, basta consultar o Detran ou a Secretaria da Fazenda do seu estado. Para isso, você vai precisar dos números da placa e do Renavam do veículo. O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é a identidade do veículo, como o nosso RG.

O que acontece se financiar um carro e não pagar? Depois de um período em atraso, as instituições credoras entram em contato a fim de negociar o débito. Caso isso não ocorra, pode haver o pedido de busca e apreensão, além da inclusão do devedor em órgãos de proteção ao crédito (como Serasa).

E o que acontece com o bloqueio? Após a solicitação de bloqueio do automóvel ou motocicleta no DETRAN, o veículo fica impedido de ser licenciamento até que a transferência original seja efetuada.

É realizado o bloqueio do registro do veículo pelo Detran após ser constatado que os dados do proprietário estão inconsistentes. Em linhas gerais, a restrição administrativa e bloqueio do veículo ocorre quando a transferência de propriedade não é feita pelo novo proprietário do bem.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) 4188/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), que, entre outros pontos, permite que bancos e instituições financeiras possam penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.