Pode pegar verme no vaso sanitário?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 3 votos

Brincar com brinquedos ou objetos contaminados com o verme ou seus ovos; Sentar no vaso sanitário contaminado; Entrar em contato com o esgoto ou água poluída; Sentar no chão usando apenas roupas com tecido fino.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes. A cisticercose é provocada pela infestação de larvas da Taenia solium nos tecidos do hospedeiro.

Causa. Por viverem e se alimentarem de resíduos orgânicos, as larvas frequentemente são encontradas na película viscosa ao redor de drenos e ralos do banheiro. Elas são atraídas para áreas úmidas frequentadas por seres humanos.

A pequena larva preta que encontramos transitando no chão do banheiro, nada mais é que a própria larva da mosquinha. As fêmeas botam grupos de 10 a 200 ovos, com a soltura das larvas entre 32 a 48 horas.

As melhores maneiras para se prevenir contra vermes são: lavar as mãos após usar o banheiro e antes de cozinhar algum alimento, lavar adequadamente alimentos que comemos crus. Se você possui algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico Gastroenterologista.

“Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

Que tratamentos médicos devo usar contra vermes? Use um medicamento anti-helmíntico. Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Esse medicamento imobiliza os vermes e parasitas e depois os mata. “Esses organismos são totalmente eliminados quando o medicamento é administrado nas doses adequadas”, afirma a farmacêutica Mayra Gabriela Bento Teixeira, coordenadora de Farmácia do Hospital Albert Sabin (HAS).

Nesse órgão, as larvas eclodem e seguem para o ceco, onde se tornam adultos e reproduzem-se. O macho é então eliminado com as fezes, e as fêmeas migram para a região perianal onde colocam seus ovos e morrem em seguida. A migração ocorre normalmente no período noturno.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS.

São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.

Mesmo com tratamento bem-sucedido de infecção por oxiúros, a reintrodução da infecção é comum, em parte porque os ovos podem sobreviver fora do corpo por três semanas.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  1. Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  2. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  3. Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

As larvas gostam de climas úmidos. Seque bem suas latas de lixo e as superfícies domésticas. A carne, as frutas e os vegetais são particularmente atraentes para as larvas de mosca. Esvazie a lixeira com frequência, especialmente se jogar esses itens fora várias vezes.