Pode pegar o passarinho na mão?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

No Brasil, é crime matar ou aprisionar pássaros silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização das autoridades competentes. No entanto, há vários casos em que se pode — ou até se deve — apanhar um pássaro para conduzi-lo a um caminho melhor.

Ao capturar um pássaro vivo, use luvas e mangas longas.
Antes de apanhá-lo, levante a caixa muito lentamente, enfie o braço por sob a caixa e agarre o pássaro firmemente pelo tronco. As luvas e as mangas impedem que você seja bicado e arranhado. Existe uma chance de que haja um esquilo ou um coelho sob a caixa.

- Devolva o bichinho: se ele for saudável, faça uma busca visual no local, procurando o ninho. Ao encontrar o ninho, caso ele seja acessível, é preciso colocar a ave de volta no lar. Use luvas e devolva-a com cuidado ao ninho. A propósito, os pais cuidarão do bichinho, mesmo que tenha sido manipulado por um ser humano.

Dê carinho ao seu passarinho
Assim como cães e gatos, os pássaros também precisam de afeto. Mesmo sendo mais desconfiadas, as aves também gostam de receber carinho, mas você precisa demonstrar que merece sua confiança antes.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!

Encontre sua companhia. Enquanto canários e outros passeriformes domésticos não demonstram apego aos seus tutores, os papagaios gostam de socializar com humanos. É normal que papagaios e calopsitas subam na cabeça de seu tutor, aninhem-se em seu pescoço, encostem em suas mãos ou carreguem objetos para chamar a atenção.

Banho de sol. Os belos dias de sol durante o inverno são uma ótima opção para aquecer os pássaros. O banho de sol para passarinho deve ser pela manhã ou fim de tarde, quando os raios solares estão mais amenos e, ainda assim, conseguem aquecer os animais.

Criação ilegal
Mas, com todo o cuidado — até mesmo para o bem-estar do bicho —, é possível criá-lo dentro da lei. A pessoa deve adquirir o animal silvestre de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou por órgãos ambientais do DF.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Quando ele morder, mas sem aplicar força, é apenas uma brincadeira, um sinal de afeição, muito comum quando essas aves brincam umas com as outras. Regurgitar na frente (ou sobre) de uma pessoa é um indício de muito apreço, em especial de ele mexer a cabeça e dilatar a pupila um pouco antes de regurgitar.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.

Filhotes de aves: saiba quais são os principais cuidados
A atenção deve ser a mesma que temos com um bebêzinho. Ou seja, higienize bem as mãos antes de tocar no passarinho e, de preferência, evite encostar nele com as mãos muito frias, pois podem incomodá-lo.

Filhotes de aves precisam ser alimentados, imprescindivelmente, a cada 15 ou 20 minutos, do nascer até o pôr-do-sol. No caso de recém-nascidos, este processo pode demorar semanas. Além disso, as aves adultas ensinam aos jovens como procurar comida, como evitar predadores e como se comunicar.

Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho. Por ser misturada à água, a papinha possui toda a hidratação que ele necessita; Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia.

"Mais vale um pássaro na mão que dois voando: Significa que é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. É tradição de antigos caçadores.

A criação de pássaros ornamentais é uma prática que pode envolver toda a família e proporcionar qualidade de vida e bem estar humano. De acordo com Cláudia Fernanda Canhaci, psicóloga especialista em Clínica e Terapia Cognitiva Comportamental, são muitos os benefícios em ter pássaro em casa.

Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.

Proteção. Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido da baixas temperaturas.

Assim como na natureza, as aves tomam banho e se secam sozinhas. Não é preciso nenhum processo após a higienização. Também não corte as unhas ou as penas da ave, já que isso pode ferir o animal.