Pode pegar o Coringa no Pife?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Descrição. O jogo Pife é jogado com dois a oito participantes, que jogam de forma individual. Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.

* Não será permitido baixar ou intercalar mais de um coringa num mesmo jogo, * Somente será permitido comprar a mesa se a última carta descartada servir para ser colocada no jogo já baixado ou, para formar um novo jogo a ser baixado com o auxilio de no mínimo de 2 cartas.

A grande maioria dos jogos de poker não faz uso dos curingas. Eles são retirados do deck antes do início das partidas. Entretanto, alguns jogadores gostam de usar os curingas como wild cards (cartas que podem assumir o mesmo valor de qualquer outra do deck) em jogos caseiros.

A carta coringa tem a função de movimentar o jogo, cada jogador fica, pelo menos, uma rodada (quantas rodadas forem necessárias para o jogo terminar) com o coringa na mão, obrigando os jogadores a soltar as cartas para os adversários. jogadores não podem saber qual carta foi descartada.

Na maioria dos jogos a única utilidade desta da carta joker é substituir cartas perdidas, mas existem inúmeros rituais, regras e preceitos para os quais o joker é utilizado.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

Pif-Paf Vil é um jogo de cartas para dois jogadores, usando-se dois baralhos completos com 104 cartas no total.

Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto.

O principal objetivo da brincadeira é formar uma quadra (quatro cartas iguais com naipes diferentes) e virá-las com a face para baixo na mesa de forma discreta. O último jogador que perceber, perde a rodada e começa a formar a palavra “burro”, letra por letra. Quem formá-la inteiramente perde o jogo.

Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

O curinga somente pode ser utilizado em sequência e como carta do meio. Na ponta somente em caso de batida. Pode ser utilizado mais de um curinga em um mesmo jogo. Caso um jogador largue um jogo contendo o curinga, este pode ser “roubado” por outro jogador SOMENTE PARA BATER, IMEDIATAMENTE.

Curingas: as cartas de número “2” e os Jokers podem ser usados para completar jogos em qualquer posição. O “2” do naipe correto em uma sequência deixa de ser entendido como curinga se estiver em sua posição correta (entre o Ás e 3).

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Artigo 11º - A carta 2 (curinga), caso seja descartada no lixo de cartas poderá ser utilizada como curinga naturalmente, desde que, o adversário baixe pelo menos 2(duas) cartas, formando uma nova canastra. O curinga não pode ser encaixado em cartas já baixadas na mesa.

Se o seu desejo é comprar um coringa aberto, vc não pode comprar nenhuma carta antes e não poderá comprar nenhuma carta depois. Quando se comprar um coringa aberto, se compra somente ele, somente uma carta no turno.

Um jogo com curinga não pode ser limpado. Vale trinca ou lavadeira. TRINCA OU LAVADEIRA - são formados por 3 ou mais cartas de mesmo número de qualquer naipe, o curinga também pode ser utilizado.

Você pode jogar um Curinga na sua vez, mesmo que tenha outra carta que combine na mão. Se o Curinga for virado no começo da partida, a pessoa à esquerda daquele que distribuiu as cartas escolhe com qual cor o jogo deve começar.

Se as cartas que eram utilizadas para comprar esgotarem, as jogadas na mesa são embaralhadas novamente e colocadas como pilha. O jogo termina quando um jogador está sem nenhuma carta na mão. Pode se vencer com qualquer carta, que não seja especial o coringa.

Por exemplo, se um jogador joga um "Bloqueio", o próximo jogador pode jogar outro "Bloqueio" em cima dele, e isso também vale para cartas como +2 e de inverter.