Pode pegar o caracol na mão?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Qualquer errinho pode ferir o animal. Jamais tente pegar o bichinho com um objeto afiado.

Não tocar nos caramujos sem proteção; – Lavar as mãos com água e sabão, caso haja algum contato com o molusco; – Não transportá-los nem jogá-los vivos em terrenos baldios, ruas, matas, restingas, etc.

Em caso de contato acidental lavar com água e sabão. Coloque-os em uma solução de uma parte de cloro para três partes de água e deixe-os totalmente cobertos por 24 horas. Retire a água e descarte os caramujos no lixo com as conchas quebradas (utilizando um martelo ou pisando com calçado adequado).

Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas, etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.

Mas, afinal, qual é a diferença entre caracol, caramujo e lesma? Para resumir: o caracol vive na terra e tem uma concha muito mais delicada, enquanto o caramujo conta com uma concha mais resistente e pode ser encontrado na água doce ou salgada.

Prevenção e Controle
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Isso porque, eles precisam de locais úmidos e com sombras para se desenvolver, por este motivo os jardins são ambientes favoritos desses moluscos. Quando se trata de condições climáticas mais nebulosas, por exemplo, os caracóis podem ser vistos até durante o dia, principalmente em períodos pós-chuva.

Além de pouco eficiente, o sal pode matar outros caramujos, nativos daqui, causando desequilíbrio ecológico”, alertou o biólogo.

O caramujo africano é um animal sem predador natural presente em jardins e terrenos é capaz de liberar 200 a 500 ovos de uma vez só e transmitir doenças por servir como hospedeiro para vermes muito perigosos para a saúde.

Vigilância em Saúde atua no combate ao Caramujo Africano, possuidor de um verme que transmite a meningite e hemorragia estomacal. A população deve ficar atenta e comunicar o orgão. Saiba mais sobre esta espécie.

Se você se pergunta se pode pegar lesma na mão, destacamos que não há relatos de que ela cause qualquer toxicidade em humanos apenas pelo toque.

Em caso de contato elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais. Portanto, quando se deparar com uma lesma, caracol ou caramujo, mantenha a distância e nada de tocá-la.

Soluções caseiras à base de fumo ou vinagre com alho também podem ser borrifadas para afastar moluscos e são menos agressivas à planta do que venenos”, afirma o engenheiro agrônomo Rodrigo Oliveira. Mas se a ideia é realmente eliminar os caramujos, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso.

Caramujos e caracóis desempenham um papel importante nos ecossistemas pois são espécies detritívoras. Alimentado-se de matéria animal e vegetal em decomposição, folhas vivas, minhocas, fungos e outras espécies de caracol.