Pode pegar estrada de bermuda?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O que diz a lei? Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda.

A legislação de trânsito não pune, mas conduzir ou ocupar a garupa de uma moto sem as roupas adequadas pode provocar prejuízos muito piores que uma multa.

sem nenhum problema descalço. o garuba pode sim. andar de chinelo sem nenhum problema tá. e você também pode conduzir a moto sem camisa.

É o caso de tribunais e secretarias, por exemplo, que não permitem a entrada dos usuários vestindo bermudas. Essa determinação também se aplica aos servidores, que assim como quem busca os serviços desses órgãos, também não podem trabalhar com vestindo roupas mais leves.

$130,16

Conforme o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa de chinelo custa ao motorista R$130,16.

Outra forma de usar o short masculino curto é para ir à academia ou demais práticas esportivas. Pois além de ser uma peça mais fresquinha, devido ao comprimento, ela também proporciona maior liberdade de movimento, facilitando na hora de fazer suas atividades físicas.

O art. 252 do CTB estabelece que é infração média dirigir com calçado que não se firme aos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.

Não há nada expresso no CTB que proíba o motorista de dirigir descalço. Sendo assim, a conduta é permitida e considerada legal. Portanto, cabe a você decidir se é confortável e seguro dirigir sem calçado algum.

Agora, é possível empurrar a moto pela via, caso haja algum problema mecânico ou pane. Essa prática só se tornou possível graças à atualização do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, que começou a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2023.

De acordo com o Código de Trânsito brasileiro é proibido pilotar motos com chinelos, sandálias que não ficam presas aos pés, especialmente, ao calcanhar, e calçados de salto alto. A mulher, que for flagrada, pode ser multada em R$ 85,13 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Um condutor de motocicleta pode usar uma “botinha de salto baixo” para conduzir, levando o seu calçado da moda, com saltos altos, na mochila ou no baú e trocá-los ao chegar ao destino. Isso pode ser recomendado aos seus associados e é de muita propriedade.

Como é no Brasil: por lei, as motos podem levar no máximo duas pessoas.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido pilotar motos usando chinelo, sandálias que não ficam presas aos calcanhares e salto alto.

Infração – média; Penalidade – multa.” Por ser demasiadamente vaga, a regra abre portas para a interpretação do agente de trânsito, podendo ele dizer que chinelos, percatas ou sandálias são passíveis de infração, com base no Art. 252.