Pode pegar DST por toalha?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Sim, há algumas doenças e infecções que podem ser adquiridas por meio não sexual. É necessário ter cuidado com uso de banheiros coletivos e compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e peças íntimas.

Algumas DST's também podem ser transmitidas através de transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos cortantes, ou através do parto e gestação, através do contato entre a mãe infectada e o bebê.

É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Em conversa com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, este mito foi revelado. Não, não é possível contrair DST em banheiros públicos! Ela explica o por quê: “Como o próprio nome diz, essas infecções são transmitidas por contato sexual.

Apesar de o HPV ser transmitido frequentemente por via sexual, existem outras vias de transmissão, como o compartilhamento de toalhas e roupas intimas. Não pare agora...

Sobre a DST
Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Quem pode pegar uma DSTS? Já comentamos no início que qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa corre o risco de contrair uma DST.

Como o próprio nome diz, as doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas, na maioria das vezes, por meio do ato sexual (vaginal, anal ou oral). Algumas delas, como a Aids e a hepatite B, também podem ser transmitidas por objetos perfurantes ou cortantes contaminados (como seringas e lâminas).

Já os HPVs dos tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros, têm probabilidade maior de persistir e estar associados a lesões pré-cancerígenas. O vírus pode se alojar nas toalhas, nas roupas íntimas e no sabonete e ser transmitido pelo uso comum desses objetos.

Dos outros 10% dos casos de transmissão se encarrega o uso comum de objetos com alguém que tem condiloma: toalhas, roupas íntimas e até sabonete estão na lista. Quem se contaminou com o HPV tem de tomar cuidado redobrado com a saúde.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

Na maioria das vezes, as doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs ou ISTs, não apresentam sintomas. A única maneira de saber com certeza se você tem uma infecção é fazer o teste.

As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

É o caso da diarreira, da hepatite A e, com menos frequência, do herpes e do HPV (vírus do papiloma humano, que pode causar câncer do colo do útero). O infectologista destacou, ainda, que doenças sexualmente transmissíveis (DST) e infecção urinária não são adquiridas em banheiros públicos. tópicos: Caio Rosenthal.

São raros os casos de contágio por meio de objetos contaminados, como assentos de vasos sanitários. A doença atinge a parte externa do aparelho genital feminino, como vulva e uretra, causando ardência, coceira, dor abdominal, ao urinar e durante a relação sexual e corrimento amarelado ou esverdeado com mau cheiro.

Patógenos entéricos como a E. Coli (causadora de meningite, apendicite e intoxicação alimentar. Altamente contagiosa se em contato com pequenas feridas), salmonela, fungos dermatofíticos e bactérias gastrointestinais. Estas últimas são especialmente perigosas.

Como se manifestam as IST? As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.