Pode pedir redes sociais na entrevista?
É cada dia mais frequente o hábito das empresas de vasculhar as redes sociais em busca de dados dos candidatos a emprego. Não há nada de ilegal nessas pesquisas, porque esses dados foram postados ali pelo próprio candidato e se presumem verdadeiros.
Em que situações podem ser consideradas discriminatórias em um processo seletivo?
A prática discriminatória estará caracterizada quando as pessoas forem tratadas de forma diferenciada e menos favorável, devido suas características pessoais, tais como, o sexo, a raça, a cor, a origem étnica, a classe social, a religião, as opiniões políticas, características essas que não estão relacionadas com as ...
O que pode reprovar em uma entrevista de emprego?
Confira onde os candidatos mais erram e como evitar que essas situações ocorram com você
- Dar respostas vagas.
- Não prestar atenção no job description.
- Não saber nada sobre a empresa.
- Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
- Não saber o que falar sobre você
Por que eu deveria te contratar?
A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.
O que a empresa pesquisa antes de contratar?
Geralmente, as consultas feitas nas etapas anteriores à contratação abrangem o levantamento e validação, em fontes de informação públicas, de dados acadêmicos e profissionais do candidato, situação financeira, envolvimento em ações disciplinares e – em alguns casos – checagem de antecedentes criminais.
Pode pedir referência de funcionário?
A lei obriga fornecer carta de referência? Na verdade, não há na legislação trabalhista nenhum dispositivo que obrigue a empresa a fornecer esta carta para o ex-empregado. Ou seja, ela concederá o documento se quiser. Por outro lado, também não existe qualquer obrigatoriedade de apresentá-la para uma vaga de emprego.
Porque recrutadores e gestores buscam informações nas redes sociais das pessoas?
Possibilitam análises dos perfis pessoais dos candidatos
Não é nenhuma novidade que, quando um candidato deixa um currículo para concorrer a uma determinada vaga, muitos gestores buscam o seu perfil pessoal nas redes sociais.
O que o recrutador quer ouvir de você?
Aqui, a regra é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, diferente dos demais. “A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.
Como chamar atenção dos recrutadores?
A melhor maneira de ser notado por um recrutador naturalmente é mostrar a ele que você conhece a empresa. Para isso, procure se informar sobre a cultura, a missão e os valores da organização. Você pode colocar os conhecimentos que adquiriu no momento de personalizar o currículo.
O que os recrutadores querem ouvir na entrevista?
E se a entrevista for para o seu primeiro emprego, procure falar sobre as suas conquistas na vida acadêmica ou durante o estágio. O importante é demonstrar com fatos que você é capaz de alcançar resultados para essa empresa também.
O que mais reprova em um processo seletivo?
A entrevista é o momento em que o seu comportamento é analisado e as informações do seu currículo são verificadas. Essa é, provavelmente, a fase mais amedrontadora do processo seletivo e que mais reprova candidatos .
Que tipo de postura deve ser evitada na entrevista de emprego?
Principais erros de postura na entrevista de emprego
- Invadir o espaço do entrevistador. ...
- Ficar encolhido. ...
- Evitar contato visual. ...
- Excesso de contato visual. ...
- Mãos nervosas. ...
- Pés nervosos. ...
- Gesticulação excessiva.
Quanto tempo deve durar uma entrevista?
A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação. Tudo vai depender da situação.
Quando o entrevistador diz que vai ligar?
Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!
Por que você acha que merece a vaga?
A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.
Como você lida com a pressão?
Como lidar com a pressão?
- Evite entrar em pânico. Quando sob pressão, as pessoas tendem a entrar em pânico. ...
- Organize as tarefas. Com a mente mais calma, organize as suas tarefas. ...
- Faça uma coisa por vez. ...
- Aceite o que você não pode mudar. ...
- Se conheça. ...
- Pratique reagir à pressão. ...
- Peça ajuda quando necessário.
O que o RH investiga?
Dentre as principais funções do RH estão o gerenciamento de conflitos entre empregador e empregados, a gestão em relação à segurança física e moral dos colaboradores (questões como assédio, racismo, sexismo, etc.), a adoção de normas e legislação, o recrutamento e a seleção de novos colaboradores, tal como os ...
Porque as empresas consultam o CPF antes de contratar um funcionário?
As empresas podem fazer a pesquisa para evitar fraudes, já que pode existir a possibilidade de clonagem e estelionato. Além disso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal, é proibido atos de discriminação na contratação de profissionais.
É normal pedir CPF em entrevista de emprego?
Além disso, algumas empresas utilizam o CPF de candidatos em seus processos de seleção por diversos motivos, entre eles: Controle interno de candidatos; Facilidade na inclusão e busca de currículo no processo seletivo; Solicitação de preenchimento desse documento em fichas complementares.
Em quais casos a empresa pode processar um funcionário?
Quando o empregado prejudica o empregador
Processo na esfera penal: quando o empregado comprovadamente comete um crime, por exemplo, furto de mercadorias. Nesse caso, o empregador pode abrir um boletim de ocorrência que, posteriormente, se transformará em um processo criminal.