Pode pedalar e fazer musculação no mesmo dia?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Pular corda, correr, pedalar, caminhar e andar de bicicleta são exemplos. Mas, se você deseja construir músculos, pode iniciar tanto o treino de musculação quanto o aeróbico no mesmo dia. Contudo, ao contrário do que muita gente imagina, a musculação não funciona apenas como auxiliar na manutenção do peso.

Então se esse for o seu objetivo, recomenda-se que você faça exercícios aeróbicos depois do treino de musculação. Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial.

Ao contrário da musculação, que requer descanso entre os treinos, a bike não tem essa necessidade, sendo assim, se o objetivo for ganhar massa muscular, você deve andar de bicicleta no mínimo três vezes por semana, intercalando trajetos com subidas, descidas e velocidade.

Para perder gordura, preservando a massa muscular, o treinamento aeróbio (correr, nadar, pedalar etc.) resolve. Mas, para preservar a gordura, elevando a massa muscular, a musculação é mais eficiente. Agora, se o objetivo for reduzir a gordura e elevar a massa muscular, a combinação dos dois é o mais indicado.

Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

A resposta é simples: não! Seja você um iniciante ou um fisiculturista profissional, nunca é aconselhável fazer musculação todos os dias . Você precisa adotar uma abordagem gradual e de longo prazo para perda de peso e ganho muscular , e absolutamente precisa seguir o básico da recuperação .

Precisa sim! Na bike os fortalecimentos dos músculos são fundamentais para evitar lesões. A postura em que ficamos e o esforço que fazemos exige muito do nosso corpo. E quando se auxiliado a um bom treino você terá um melhor desempenho evitando sobrecarga nas articulações ou dores antes, durante ou depois do pedal.

“O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Quem não é diabético mas quer prevenir a doença também deve incluir essa atividade na rotina! Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Isso mesmo! A profissional de Educação Física e personal trainer Joicy Vanessa explica que a musculação contribui muito para o processo de emagrecimento. Isto é, a diminuição do percentual de gordura do corpo como um todo, incluindo aquela localizada na região abdominal.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

A bike é conhecida, sobretudo, por promover um importante estímulo cardiovascular. Consequentemente, com ela você pode diminuir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração e prevenir o organismo contra problemas como trombose, infarto e AVC.

Veja as desvantagens em andar de Bicicleta
Precisa realizar esforço físico para pedalar, por isso, pode chegar suado para o trabalho; O tempo gasto para ir de bicicleta para o trabalho pode demora muito mais que ir de carro, ônibus e metrô (dependendo das linhas de transporte e horários disponíveis);

Isso pode levar de 36 a 48 horas”, explica Matt Rowe, ex-ciclistas profissional e dono de uma assessoria de treinamento. “Além disso, suas fibras musculares foram danificadas e quebradas, e é justamente no dia de descanso que elas se regeneram e se tornam mais fortes.”

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, explica Thais. “Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas”, completa a dermatologista.