Pode passar vinagre em ferida?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

A receita é antiga e os avós já aplicavam: compressa de vinagre em pequenos ferimentos ajuda na cicatrização. A explicação médica é simples. Esse produto contém ácido acético, que ajuda na recuperação da parte afetada.

Em feridas abertas simples, como cortes e escoriações, lavar a lesão com água e sabonete de pH neutro basta, já em feridas mais graves, como as cirúrgicas, não deixe de recorrer ao soro fisiológico e/ou Solução com PHMB (Poli-hexanida).

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  1. Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  2. Camomila. ...
  3. Calêndula. ...
  4. Centella asiática. ...
  5. Guaco.

Sulfato de neomicina e bacitracina zíncica
Essa pomada cicatrizante pode ser aplicada sobre feridas já infectadas por bactérias - apresentando ou não pus - e age inibindo a proliferação das mesmas. Também é indicada para cirurgias, queimadura, furúnculos e recuperação da pele recém-tatuada.

Oxigenoterapia hiperbárica
Ela tem como objetivo acelerar e melhorar a qualidade da cicatrização de feridas na pele de origem isquêmica, traumática ou infecciosa. Além disso, esse tratamento é muito eficaz nas feridas mais resistentes, como úlceras de perna, pé diabético e osteomielites crônicas.

Tratamento: O tratamento de feridas infeccionadas pode ser diferente em cada caso. O médico poderá prescrever o uso de antibióticos que combatem as bactérias presentes nas feridas, lavagem da ferida com o uso de antibióticos líquidos, esvaziamento de um abscesso, entre outros.

Independentemente de sua pele ser oleosa ou seca, ele não é indicado para passar no rosto. Há muitas pessoas que acreditam que ele ajuda a tratar a acne, melhorar os poros, reduzir as manchas e o melasma. Tais benefícios são ilusórios, pois o vinagre de maçã no rosto pode piorar a acne.

Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode causar piora na ferida.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Não utilize nenhum tipo de produto, apenas água e sabão. Você pode fazer uma compressa de gelo para diminuir o inchaço e uma pressão direta para controlar o sangramento. Curativo: Feito isso, envolva a ferida em um curativo estéril ou bandagem. Se a ferida for pequena demais, ela pode se curar sem bandagem.

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

Primeiro, lave e desinfete a ferida para remover toda a sujeira e detritos. Use pressão direta e elevação para controlar o sangramento e o inchaço. Ao envolver a ferida, use sempre um curativo estéril ou bandagem. Feridas muito pequenas podem curar sem uma bandagem.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Limpe o local com soro fisiológico, para remover sangue, secreções, sujeiras e para manter local ferido hidratado. É importante nunca aplicar um curativo sobre a ferida seca e com qualquer tipo de detrito, pois irá prejudicar a cicatrização e a remoção do curativo, quando a troca for necessária.

Alerta vermelho se a ferida exala um odor forte ou ruim. Este é outro sinal de infecção. Fazer a higienização do local machucado é a primeira providência para que ele não fique infeccionado. Alguns tipos de lesão são mais propensos a ficar repletos de micropartículas de sujeira.