Pode passar Vick na garganta inflamada?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ajuda no combate a tosse seca, a tosse com catarro e também no tratamento da garganta irritada.

Chá de malva, sálvia ou alteia
A malva, sálvia e alteia são plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas.

Pode também praticar estas táticas de tratamento tão bem conhecidas, que o poderão ajudar a ver-se livre da sua dor de garganta:

  1. Gargarejar com água salgada.
  2. Usar um humidificador.
  3. Beber líquidos.
  4. Inalar vapores.
  5. Dormir inclinado.

Como aliviar a dor de garganta?

  1. Pastilhas para a garganta. Essa é uma das formas práticas e eficientes de aliviar a dor de garganta, afinal, as pastilhas agem diretamente na região e aliviam o desconforto. ...
  2. Spray para garganta. ...
  3. Fale menos. ...
  4. Evite alguns alimentos. ...
  5. Invista nos chás. ...
  6. Gargarejos.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

A garganta inflamada pode ser causada por várias razões, incluindo: Infecções virais, como resfriado comum, gripe, mononucleose e caxumba. Infecções bacterianas, como amigdalite e faringite estreptocócica. Alergias, como alergias sazonais ou alergias a poeira e ácaros.

Gargarejo com água morna e sal
A água morna e o sal ajudam a diluir a secreção, facilitando sua absorção pelo organismo. Tome cuidado apenas para não ingerir água muito quente e nem engolir o líquido, pois o excesso de sal pode estimular a perda de fluidos e levar a desidratação.

Com isso, podemos entender que infecção é a doença ou conjunto de danos causados pela presença de um microrganismo invasor em nosso corpo. Já inflamação é o nome dado ao processo iniciado pelo sistema imunológico para combater qualquer corpo invasor, seja ele vivou ou não, e reparar os problemas causados por ele.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Mais sobre o assunto

  1. Gargarejos com pimenta de caiena e limão. A pimenta-de-caiena ajuda a aliviar a dor de uma garganta inflamada.
  2. Chá de alteia e gengibre. A alteia acalma os tecidos irritados, e o gengibre e a hortelã aliviam a inflamação.

Para o prato principal, purê de batata, mandioquinha, cenoura e abóbora são boas pedidas. Para a sobremesa, frutas como a maçã, pera e banana são as principais indicadas.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

Principais causas do catarro
A rinite pode ser uma das causas do catarro. As doenças respiratórias são as principais causas para o aumento na produção do catarro, entre elas sinusites, bronquites, asma, pneumonia, rinites, entre outras.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Tosse com catarro transparente normalmente indica uma infecção viral, enquanto o catarro verde ou amarelado pode significar uma causa bacteriana. A presença de catarro com sangue ao tossir indica lesão mais grave nas vias respiratórias, como veremos exemplos a seguir.