Pode passar talco na brotoeja?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Lesões de pele são extremamente comuns em bebês e várias delas podem se parecer com brotoejas. Evite utilizar cremes e loções por conta própria, assim como talco, pois estas substâncias podem causar ainda mais obstrução dos poros, agravando os sintomas.

Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja; Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor; Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.

Babymed é uma pomada secativa e cicatrizante, para prevenção e tratamento de assaduras e brotoejas.

Se tratada adequadamente, a brotoeja apresenta melhoras em cerca de duas semanas. Caso contrário, ela pode sumir espontaneamente, porém o quadro tende a se prolongar por meses. O tratamento costuma ser simples, consistindo no uso de compressas de água fria e talco líquido.

Evite passar cremes, loções e filtros solares gordurosos especialmente nos dias de muito calor; Ligue o aparelho de ar condicionado ou ventiladores nos dias muito quentes para evitar a produção excessiva de suor; Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele.

Algumas opções de remédios caseiros para brotoeja são:

  1. Banho de aveia. ...
  2. Cataplasma de infusão calêndula. ...
  3. Compressas de camomila. ...
  4. Gel de babosa. ...
  5. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  6. Pomada de neem. ...
  7. Loção caseira de calamina.

“Ela ajuda no processo de recuperação natural da pele do bebê, mantendo-a macia, hidratada e mais protegida”, explica a dermatologista. É um produto que deixa a pele saudável para evitar o rompimento ou entupimento da glândula sudorípara e assim prevenir as indesejadas brotoejas.

Tratamentos caseiros para brotoeja em bebês.
...
Além de evitar o calor e a umidade que é o mais importante, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a diminuir as inflamações.

  1. Aveia ou amido de milho no banho. ...
  2. Pasta d'água. ...
  3. Compressas com camomila.

Para evitá-las é bom manter o bebê com o mínimo de roupas possível na época do calor e escolher tecidos naturais, como o algodão. No banho, use sabonete líquido infantil, com glicerina 100% vegetal e que seja dermatologicamente testado e hipoalergênico.

Brotoeja X Alergia ao calor
Embora parecidos, os sintomas da alergia ao suor são um pouco diferentes, com pequenas bolinhas com um círculo vermelho ao redor. Enquanto a miliária dá origem a bolhinhas mais delicadas, a alergia causa manchas vermelhas mais grosseiras, com aspecto inflamado e inchaço da região.

2As principais consequências de um beijo em um bebê são alergias no rosto, a gripe e a herpes, sendo essa última a mais perigosa. 3Também não é recomendável que as mãos do bebê sejam beijadas, uma vez que ele as leva na boca, podendo ocasionar doenças.

Use cremes protetores e pomadas anti-assaduras
Formulações com óxido de zinco, principalmente, são ótimas para a prevenção de assaduras. Os produtos também podem ser utilizados em áreas de fricção da própria pele, como o pescoço.

Pomada para brotoeja

  • Hipoderme.
  • Hipoderme Ômega 45g.
  • Hipoderme Ômega 90g.
  • Nebacetin.
  • Valerato de betametasona (creme)
  • Valerato de betametasona (pomada).

A resposta é sim!

A brotoeja em bebê é o nome popular que se dá à miliária, uma dermatite inflamatória causada por uma obstrução das glândulas sudoríparas, impedindo a saída de suor.

Pele mais seca, menos tendência à brotoeja
O amido de milho seca a pele, não entope os poros e ajuda a diminuir a temperatura, o que por sua vez auxilia na redução da atividade das glândulas de suor”, esclarece o especialista.

– Colocar a boa, velha e famosa Maizena na água do banho do bebê. Se fizer uma pasta de água e Maizena antes de misturar à água do banho dá mais efeito. A quantidade que eu uso é de, mais ou menos, meia xícara de Maizena para um copo de água. Ajuda na amenizar o problema.

A pasta d'água é utilizada como antisséptica, secativa e cicatrizante, sendo bastante indicada para uso em bebês para evitar assaduras e brotoejas. Esse produto é ainda indicado em casos de queimaduras.

A alergia ao calor é bastante comum em bebês, pois eles têm a pele mais fina e sensível. Portanto, é fácil que eles sintam as mudanças quando a temperatura aumenta. Essas características também tornam a pele dos bebês mais suscetível a irritações, vermelhidão, coceira e outros sintomas.

É que ela é desencadeada quando há a obstrução dos poros, gerando uma inflamação nas glândulas sudoríparas. Com isso, surgem pequenas erupções cutâneas que podem causar coceira e desconforto nos pequenos.