Pode passar produto de limpeza no vá?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Mesmo podendo usar o VA em supermercados, é proibida a compra de produtos cosméticos, como esmaltes, shampoos, hidratantes, entre outros, utilizando o benefício.

O que não pode ser comprado com o vale-alimentação?

  • Bebida alcoólica;
  • Combustíveis (como gasolina e etanol);
  • Produtos cosméticos;
  • Cigarros e produtos de tabacaria;
  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
  • Ferramentas;
  • Refeições prontas em restaurantes, bares ou lanchonetes (como as marmitas);
  • Utensílios de cozinha.

Vale-alimentação é um benefício corporativo voltado para a alimentação dos funcionários, e pode ser utilizado para comprar mantimentos como comida e bebida não-alcoólica em supermercados, açougues, hortifrutis, entre outros.

O que eles alegam além de estarem amparados na LEI é que a SODEXO também não permite a compra de produtos de higiene e/ou limpeza. Eu quero ir ao Supermercado e comprar o que eu quiser! Não estou falando de comprar bebidas, mas roupas de cama, toalhas de banho, utensílios de cozinha, etc...

Além dos produtos listados acima, outros itens também são proibidos de serem comprados com Vale-Alimentação: combustíveis; eletrodomésticos (mesmo vendidos em supermercados); ferramentas; talheres e utensílios de cozinha.

No entanto, como dissemos, existem algumas regras do que pode ser comprado com vale-alimentação. O benefício é destinado à compra de gêneros alimentícios processados ou in natura, como verduras e frutas em todos os tipos de estabelecimentos que os comercializam.

Atualmente, não é possível sacar dinheiro do Ticket Restaurante. Quando uma empresa oferece vale-refeição aos seus colaboradores, ela tem a garantia de que o valor investido terá a finalidade de alimentação. Ou seja, poderá ser utilizada em pontos credenciados com essa finalidade, como restaurantes e cafés.

O valor desse benefício pode ser definido pela própria empresa, uma vez que o desconto vale-alimentação não é obrigatório. Porém, de acordo com a Lei de número 5.425/1943, o valor do desconto vale-alimentação não deve ultrapassar 20% do valor contratual de cada colaborador.

e isso é considerado um crime. o vale alimentação. ele é feito pra garantir a sua existência. você comprar alimentos no supermercado. e você não pode vender o seu vale alimentação.

Cartão Refeição ou Vale-Refeição é comumente utilizado durante o período de trabalho, para que os colaboradores se alimentem em locais que oferecem alimentos prontos, como restaurantes e lanchonetes. O Cartão alimentação ou Vale-Alimentação é utilizado principalmente para compras em redes de supermercados.

Não compre estas coisas com seu vale-alimentação
É permitido comprar desengordurantes, detergente e buchas, porém muitos utilizam o recurso para comprar sabão em pó para roupas, amaciantes e outros produtos que não são direcionados a esta área da casa, logo são proibidos.

O que eu posso comprar com meu cartão vale-alimentação? O cartão alimentaçãopode ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios, com exceção de bebidas alcoólicas, nos supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis que fazem parte da rede credenciada Sodexo.

Desta forma, a Portaria nº. 03, de 1º de março de 2002 regulamenta o uso do Vale Alimentação como forma de pagamento apenas para produtos de Gênero Alimentício. Assim, produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, eletro, entre outros não podem ser pagos com Cartão Vale Alimentação.

Assim como a bebida alcoólica, a compra dos cigarros e dos itens tabagistas está proibida pelo vale-alimentação. Isso porque não se enquadra ao benefício e prejudica a integridade física do funcionário.

Como usar o Sodexo Refeição Pass – nosso Vale-Refeição: pagamento de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e bares que aceitam Sodexo. Não é permitido o uso do cartão vale-refeição para compra de bebidas alcoólicas.

É importante lembrar que segundo a Portaria nº 3 do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o vale-alimentação não pode ser usado para a compra de quaisquer outros itens que não sejam alimentos, assim como bebidas alcoólicas e cigarros.

Vale lembrar que cartões Alelo Alimentação ou Refeição, não são aceitos como forma de pagamento. E as redes que você poderá utilizar são definidas pela sua empresa.

Um levantamento feito pela empresa Ticket no ano passado mostrou que o valor médio gasto em refeições fora de casa cresceu 48,3% nos últimos 11 anos. Em 2013, comer fora custava cerca de R$ 27,40. Em 2023, esse valor passou para a média de R$ 40,64.

Também prevista para valer a partir de 2023, a regra da interoperabilidade entre bandeiras do cartão de VA e VR. Dessa forma, o trabalhador poderá utilizar seu cartão mesmo que o estabelecimento não seja credenciado pela bandeira dele, basta que ele aceite o pagamento em vale-refeição/alimentação.

Mudanças nas regras do vale-alimentação e refeição
A primeira diz respeito à troca de bandeira do cartão. A partir do dia 1º de maio de 2023, será permitido ao trabalhador solicitar à empresa a portabilidade 100% gratuita do cartão de benefício.

Quando se trata de benefícios de natureza salarial, como vale-alimentação, não é possível descontar faltas e atestados médicos.