Pode passar pomada na glande?

Perguntado por: dgalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Geralmente, o paciente deve aplicar o creme ou a pomada na glande e no prepúcio 2 a 3 vezes por dia, por até 3 semanas. A orientação é indicada mesmo que os sintomas não estejam mais visíveis. É importante lembrar que o tratamento deve ser seguido conforme a recomendação médica.

O tratamento é feito com antibióticos e antifúngicos, além de medidas locais que reduzem a umidade e calor da região. Em alguns homens com excesso de pele recobrindo a glande (prepúcio), pode ser necessária a retirada desta pele (postectomia) para evitar episódios repetidos de balanopostite.

Muitas vezes, nesses casos, é preciso utilizar sabonete íntimo, com pH fisiológico (entre 5 e 6), visto que alguns homens podem apresentar irritações na glande e no prepúcio com mais frequência. Outra informação muitas vezes desconhecida é a importância de lavar o pênis após a relação sexual.

Se a infecção for do tipo fúngica, caso da candidíase, o uso de um creme antifúngico pode rapidamente solucionar o problema. O urologista durante o tratamento, poderá receitar também um creme ou pomada de cortisona suave.

Como tratar a candidíase genital masculina?

  1. uso de cremes ou pomadas antifúngicas, como clorimazol, miconazol, entre outros;
  2. ingestão de comprimidos antifúngicos, como fluconazol, para eliminar o excesso do fungo.

A sensação de queimação ou ardência no pênis é um dos sintomas mais comuns de qualquer doença sexualmente transmissível, como herpes, tricomoníase, gonorreia ou clamídia, por exemplo. A candidíase consiste no desenvolvimento excessivo de fungos no pênis.

Com a avaliação de um médico, na maioria das vezes o tratamento, caso diagnosticado alguma doença, é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias.

O médico pode prescrever o uso de pomadas ou cremes antifúngicos (Clotrimazol, Nistatina ou Miconazol).

Após a intervenção da frenuloplastia, a cicatrização completa leva entre 45 a 60 dias. Não há qualquer necessidade de se retirar os pontos, pois estes devem cair naturalmente.

O pênis quando fica vermelho diz-se o paciente apresenta uma balanopostite. Geralmente causada por trauma local e contato com bactérias comuns. Outras vezes, a transmissão ocorre pelo contato com bactérias transmitidas pelo contato sexual.

Balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos, associados a orientações de higienização adequada. Nestes casos, é fundamental o tratamento da parceira para erradicar eficientemente a doença. A circuncisão é uma opção, por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo.

Candidíase genital masculina é a condição causada pela colonização excessiva por Candida Albicans na glande e pele prepucial. O primeiro sintoma que o paciente observa normalmente é uma descamação esbranquiçada nesta região. No início, não apresentam maiores sintomas.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Má higienização da região genital; Umidade local; Uso de roupas quentes, apertadas e molhadas; Uso de fraldas, em bebês ou idosos (aumenta a umidade local).

Estima-se que um homem tenha aproximadamente 11 ereções involuntárias ao longo do dia, mas, nem todas com o mesmo nível de rigidez. É comum que você perceba uma leve ereção matutina, isso porque antes dela, ocorreram cerca de 3 a 5 outras ereções enquanto você dormia.

Sim, pode deixar a glande exposta, mas não por muito tempo, para não haver risco de parafimose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

Infecções dos órgãos genitais externos (vulvite ou balanite por fungo do gênero Candida): aplique o creme nas áreas afetadas nas mulheres dos órgãos sexuais externos até o ânus e nos homens na glande e prepúcio do pênis, duas a três vezes por dia.

Uma semana, no máximo. É muito mais fácil se acostumar com a glande descoberta do que com um freio curto, com o esmegma ou com a fimose.