Pode passar pomada anestésica na boca?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A aplicação da Lidocaína pode ser feita na boca, porém com alguma restrições. Recomenda-se usar a menor dose possível. A pomada funcionará como anestesia local para aftas, impedindo a geração e a propagação do impulso nervoso pela diminuição da permeabilidade da membrana neuronal.

Quando Xylocaína é usada na boca ou região da garganta, o paciente deve estar ciente que a aplicação do anestésico tópico pode prejudicar a deglutição e, portanto, intensificar o perigo de aspiração. O entorpecimento da língua ou mucosa da boca pode aumentar o perigo de trauma por mordida.

As reações podem acontecer no sistema nervoso central (nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, eventualmente, parada respiratória) ou no sistema cardiovascular (hipotensão, depressão miocárdica, bradicardia e, possivelmente, parada cardíaca).

A anestesia infiltrativa é aquela que se aplica através de uma agulha numa zona da cavidade oral, pelo que a sua administração é mais dolorosa. Pelo contrário, a anestesia tópica é aplicada por meio de um gel ou aerossol mais cómodo e menos irritante, embora implique uma menor duração do efeito.

Deve massajar a boca lentamente, usando dois dedos para fazer movimento circulares na região da boca, lábios, queixo, bochechas e gengivas, até à mandíbula. A massagem aumenta a circulação sanguínea e melhora a sensibilidade da região, fazendo com que o efeito da anestesia passe mais rápido.

Ad-Muc® é uma pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, como no caso de aftas, gengivites, estomatites e feridas localizadas na boca, inclusive aquelas causadas por aparelhos ortodônticos. Possui tripla ação: anti-inflamatória, efeito antibacteriano e poder regenerativo.

A lidocaína estabiliza a membrana neuronal pela inibição dos fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos, assim efetuando a ação anestésica local. A anestesia ocorre normalmente dentro de 1 a 3 minutos e persiste por aproximadamente 10 a 15 minutos.

POMADA ANESTOP
A pomada anestésica para tatuagem Anestop é considerada uma das mais eficazes na diminuição das dores, sua fórmula possui prilocaína, ametocaína e lidocaína.

Quando a lidocaína é usada na boca ou região da garganta , o paciente deve estar ciente que a aplicação do anestésico tópico pode prejudicar a deglutição e, portanto, intensificar o perigo de aspiração.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Crises de ausência, nervosismo, apreensão, euforia, confusão, vertigem, sonolência, zumbido, visão nebulosa ou dupla, vômitos, sensação de calor, frio ou entorpecimento, contrações, tremores, convulsões, inconsciência, depressão e parada respiratória.

A anestesia infiltrativa é a mais conhecida pelas pessoas. Nesse tipo de aplicação, o dentista usa uma agulha e aplica a anestesia na cavidade bucal. Esse tipo de anestesia odontológica é o mais utilizado, pois é muito versátil, eliminando a sensibilidade da dor em implantes, facetas, extrações e outros procedimentos.

Aplique uma pequena camada, usando o suficiente para cobrir a área afetada, e reaplique quando preciso em intervalos toleráveis. Em odontologia deve-se secar a mucosa antes da aplicação. Espere 2-3minutos para a ação anestésica tornar-se efetiva.

Após administração tópica da lidocaína na mucosa oral, o início de ação ocorre dentro de 30 segundos a 2 minutos. O início de ação na mucosa genital e anorretal ocorre dentro de 5 minutos. A duração da analgesia para dor de feridas de queimaduras é de cerca de 4 horas.

Existe algum risco em fazer anestesia? Nas anestesias locais no dentista que falámos anteriormente não há qualquer tipo de risco para o paciente, ou seja, pode ficar inteiramente descansado. Este processo é simples e controlado pelos médicos-dentistas. Dr.