Pode passar óleo de rícino no cabelo e dormir com ele?

Perguntado por: rvarela3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Posso dormir com óleo de rícino no cabelo? Sim, você pode ficar com o óleo de rícino no cabelo a noite toda, desde que seja apenas nos fios. Esse tratamento é conhecido como umectação noturna. “Só não é indicado dormir com o produto aplicado ao couro cabeludo”, explica a tricologista Dra.

O óleo de rícino pode ser usado nos cabelos, couro cabeludo, corpo, sobrancelhas, cílios ou barba para hidratar e nutrir os fios ou a pele, reduzir o ressecamento, irritação e inflamação na pele e combater a caspa.

É verdade que o óleo de rícino faz o cabelo crescer? Ainda não há evidência comprovada de que este ativo ajude no crescimento das madeixas, e nem diminuir a quebra e a queda de cabelo.

Sim. O ideal é que ele seja aplicado nos fios secos, que podem estar limpos ou sujos.

Alguns óleos vegetais podem hidratar e fortalecer os fios, como o óleo de argan, óleo de coco, óleo de macadâmia e óleo de rícino. Além de dar brilho, os nutrientes desses ingredientes naturais são capazes de encorpar as fibras capilares e deixar o cabelo mais cheio.

É indicada a aplicação do óleo de rícino nos cabelos uma vez na semana. Mas por ser um produto natural, pode ser utilizado mais vezes. Porém, o uso excessivo pode deixar o cabelo com aspecto oleoso.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, o óleo de rícino também pode ser um tratamento eficaz para a caspa causada por dermatite seborreica e descamação. Ele também faz o cabelo crescer e diminui as chances de queda, pois ajuda no fortalecimento do couro cabeludo.

Óleo de amêndoas
Ele nutre, hidrata, aumenta o brilho, recupera fios ressecados e ajuda a reduzir o volume dos fios.

Crescer os cabelos: Aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo e massagear. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Combate a Acne
As propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do óleo de rícino o tornam útil na redução da acne. O ácido ricinoleico pode inibir o crescimento das bactérias que causam acne.

1º Passo: Em um frasco, misture 250 ml de shampoo sem sal com as 3 colheres de cafeína e 1 colher de sopa de óleo de rícino. Mexa bem a mistura! 2º Passo: Deixe o shampoo descansar de um dia para o outro e pronto! Você já pode utilizá-lo!

Pode passar óleo de rícino puro no cabelo? Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é sim, não há problemas em usar o produto puro ou misturado com outros óleos. Porém, fazer isso não é indicado para quem tem cabelos oleosos e cuidado para não exagerar na quantidade.

Aplicação do óleo de rícino na sobrancelha:
Isso pode facilitar muito na rotina do dia a dia e não esquecer do tratamento. O horário da noite, antes de dormir é uma boa opção para que o óleo possa agir nas sobrancelhas enquanto você dorme. Indicado proteger sua fronha. Por exemplo, com uma toalha.

Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos. As crespas e cacheadas costumam remover a umectação com a técnica UCPE, que usa o condicionador para retirar o óleo de maneira mais fácil e sem comprometer a nutrição que acabou de ser feita.

3) Use um creme de pentear que tenha óleo de rícino
Enquanto isso, o óleo de rícino fortalece os fios, deixando-os mais resistentes para suportar os danos! Aplique o creme de pentear no comprimento e pontas dos cabelos úmidos, penteie e não enxágue.

Assim que estiver em temperatura ambiente, acrescente o creme de hidratação capilar; Misture bem, e por último, adicione o óleo de rícino.