Pode passar óleo corporal na pele seca?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

“Esse tipo de produto tem ativos específicos que agem por diversos mecanismos para hidratar a pele. Dessa forma, uma pele muito ressecada pode se beneficiar mais”, completa a dermatologista.

Diferenças entre creme, óleo e loção corporal
Já os cremes e loções podem atuar por diferentes mecanismos, oclusão, umectação , hidratação através de ativos e/ ou reparação das barreiras. Os cremes normalmente são mais viscosos e tem maior potencial de hidratação, já as loções são mais fluidas com hidratação moderada.

Além disso, óleos também funcionam como agentes emolientes, ou seja, eles formam uma espécie de barreira por cima da pele que impede a perda de água. No entanto, não possuem a capacidade de hidratar, porque eles não têm moléculas de água.

No corpo, o ideal é aplicar o óleo corporal em pequenas quantidades, sobre a pele limpa e úmida. Assim, ele vai penetrar ainda melhor.

Aqueles com aloe vera, ácido hialurônico, ureia ou com vitamina A e E em sua composição são ótimas opções. Além do rosto, não se esqueça de hidratar o restante do corpo, incluindo os pés e as mãos. Uma dica é aplicar o creme após o banho.

Pode usar óleo de corpo todos os dias? Você pode usar o óleo para o corpo sempre que quiser hidratar, desodorizar e perfumar a pele com sua fragrância favorita.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A: pele seca, descamativa, pápulas (“bolinhas”) de aproximadamente 1mm, levemente ásperas, acometendo principalmente cotovelos, joelhos, laterais de coxas, braços e nádegas, cor da pele ou um pouco mais escuras.

Pode ser encontrado em versões diferentes para cada tipo de pele e para cada região do corpo. Mas a boa notícia é que os dois produtos podem ser usados juntos. Se você é do tipo que não dispensa o óleo corporal, passe primeiro o creme hidratante e depois aplique o óleo por cima.

Melhores hidratantes corporais para pele seca e extrasseca

  • CeraVe – L'Oréal. ...
  • La Roche-Posay Lipikar – L'Oréal. ...
  • Cetaphil – Galderma. ...
  • Fisiogel – Stiefel. ...
  • Bioderma Atoderm – NAOS. ...
  • Neutrogena Norwegian – Johnson & Johnson. ...
  • Neutrogena Body Care Intensive – Johnson & Johnson. ...
  • Nivea Milk – Beiersdorf.

Está na dúvida entre qual passar primeiro - hidratante ou óleo vegetal? Numa rotina de skincare, seja no rosto ou no corpo, devemos passar primeiro o hidratante, para que ele consiga levar água para dentro da pele.

Hidratante: óleos como os de amêndoas, coco e jojoba são os mais utilizados para hidratação. Além de alto poder hidratante, eles trazem uma série de vitaminas e antioxidantes para nutrir e tratar profundamente. Cicatrizante: alguns óleos têm o poder de prevenir estrias e diminuir a aparência de cicatrizes.

Os óleos não substituem os hidratantes convencionais, mas Jeffrey ressalta que eles podem (e devem) ser usados também: “Os óleos podem ser usados algumas vezes na semana, geralmente à noite e depois da limpeza da pele, para manter a pele hidratada e os produtos que você aplicou antes no lugar.”

Óleo é só para quem já tem rotina de expert
Você pode simplesmente lavar o rosto, passar seu óleo e seguir com o protetor solar durante o dia, ou lavar o rosto e aplicar um óleo antes de dormir e pronto: com poucos passos e produtos, você tem sua pele limpa, tratada, hidratada e protegida.

Deixa a pele super macia
Já sabemos que a forma de usar óleo corporal é prática e hidrata a pele, certo? Mas além desses benefícios, o óleo corporal ainda garante maciez à sua pele. Por conta da sua formulação, ele possui agentes que auxiliam no processo de hidratação do corpo.