Pode passar o vinagre puro no cabelo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Sim, o vinagre pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Mas, não exagere no uso. Por ser um acidificante, o vinagre de maçã pode deixar os fios muito leves, secos e quebradiços ao longo do tempo.

O vinagre de maçã também é um dos ingredientes fundamentais do acidificante capilar caseiro, produto utilizado para fechar as cutículas capilares, deixando os cabelos mais saudáveis, brilhantes, alinhados, e o melhor: completamente protegidos contra as agressões externas.

Também use o vinagre branco para eliminar a caspa
O vinagre branco também possui ação antifúngica e diminui a descamação. Massageie essa mistura no couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos e enxágue.

O pH natural do cabelo varia entre 4,5 e 5,5, mas esse valor pode aumentar após procedimentos químicos como coloração, descoloração e alisamento. O vinagre ajuda a equilibrar novamente essa taxa e selar a cutícula, o que confere um acabamento sedoso, brilhoso e super macio às madeixas.

Em um recipiente, misture 25 ml de vinagre de maçã com 100 ml de água e 1 colher de condicionador; Após lavar o cabelo normalmente com shampoo e hidratá-lo, tire o excesso de água e passe a mistura nos fios; Espere agir por 15 minutos e enxágue.

MODO DE USO: Misture 3 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de água – a quantidade de bicarbonato dependerá do comprimento e espessura do seu cabelo. Coloque a mistura no cabeça molhada e prenda-a sob uma touca de banho. Deixe a mistura por 20 a 30 minutos e enxágue.

O vinagre é uma ótima opção caseira para tratar a caspa, isso porque tem ação anti-bacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, ajudando a controlar a descamação e aliviar os sintomas da caspa.

Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

A causa primária da caspa oleosa é uma levedura chamada Pityrosporum ovale, que vive naturalmente nos folículos capilares. Quando o couro cabeludo está excessivamente oleoso, essa levedura se prolifera e causa inflamação. Tal inflamação leva à “descamação” - ou seja, quando a pele descama em flocos.

O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume. Como utilizar: Depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere. “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha.

Para tirar o aspecto palha
Óleo de coco é o curinga que ajuda a manter a hidratação e a amaciar os fios”, diz a tricologista e terapeuta capilar Sheila Bellotti, do Rio de Janeiro. Essa máscara é boa para quem faz processos químicos, como progressivas e colorações, já que hidrata aumentando o brilho e a maciez.

O vinagre de maçã possui benefícios para o cabelo no cuidado diário e é muito fácil de aplicar. Usar vinagre de maçã no cabelo pode parecer estranho, mas acredite, essa prática pode ser muito benéfica para a saúde dos fios e do couro cabeludo!

O acúmulo de oleosidade, resíduos de produtos e células mortas e a proliferação anormal de fungos presentes naturalmente no couro cabeludo são alguns dos fatores que podem estar por trás da situação.

Sim, o vinagre pode ser usado em todos os tipos de cabelos.

1- Lavar o cabelo regularmente. 2- Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes. 3- Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

Isso é verdade, porém, quando se aplica vinagre no rosto (mesmo diluído em água), ele pode alterar o pH da nossa pele. Assim, além de poder piorar o quadro de acne, algumas manchas, irritações e alergias podem surgir por causa do produto.