Pode passar máquina no cabelo de bebê?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

É recomendado descartar máquinas de cortar cabelo, máquinas de barbear ou navalhas em casa. Antes de começar, coloque uma toalha no ombro dele para protegê-lo dos fios cortados e separe algodão e água para limpá-lo. Chamar alguém para te ajudar também pode facilitar muito esse trabalho.

Portanto, a médica reforça que raspar os cabelos do bebê não irá modificar nenhuma questão que está definida por fatores genéticos e as características capilares do bebê quando nasce e nos primeiros meses de vida não são definitivas. “Para que um cabelo nasça forte e saudável, ele não precisa ser raspado ou cortado.

É raro a criança precisar de um corte com menos de três meses. Recomendamos a partir dos 06, onde o bebê encontra-se mais firme para manter a cabeça ereta e também já está adequado aos ambientes externos, pois muitos pais optam por fazer em Barbearias ou Salões de Beleza.

Se você quer manter a higiene dos cabelos do seu pequeno, utilize apenas produtos infantis. “Opte pelos produtos com pH neutro. E não há necessidade de usar condicionador nos primeiros meses. Outra dica é que o banho seja rápido, e a água deve estar com a temperatura de 37 °C”, recomenda a médica.

Você já deve ter ouvido falar que cortar os cabelos com máquina engrossa os fios, mas já adiantamos que não é o que ocorre. A máquina é bem utilizada pelos barbeiros, seu uso é próprio para finalizar, aperfeiçoar e cortar os cabelos. Como trata-se de um corte superficial, o cabelo vai crescer normalmente.

Assim como a pele do bebê, seus fios de cabelo são muito delicados, principalmente nos primeiros meses de vida. Mesmo assim, é possível cortá-los sem riscos.

1Mudanças nos fios de cabelo da criança podem acontecer até os 2 anos de idade.

O nascimento promove uma mudança hormonal que faz com que o cabelo entre na fase de repouso, desencadeando sua queda cerca de 3 meses depois. Dessa forma, é normal ver o cabelo de bebê caindo na nuca ou de forma difusa até os 6 meses de vida.

A prática é muito benéfica para amenizar os desconfortos da gravidez, preparar a mãe para o parto e se recuperar após o nascimento do bebê. Saiba mais!

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.

Ao nascimento, os fios da criança costumam ser finos e claros. Depois, até os seis meses de idade, eles começam a cair e ser substituídos por cabelos mais grossos. Algumas crianças passam por esse processo mais cedo do que outras e por isso a preocupação dos pais em relação a velocidade do crescimento.

Os nutrientes, como a vitamine C e E, são importantes para o crescimento do cabelo. A boa notícia é que eles são encontrados em muitas frutas e vegetais, e tudo o que você precisa fazer é acostumar a criança a comer esses alimentos para estimular o crescimento do cabelo.

7 dicas para acalmar a criança na hora de cortar o cabelo

  1. Conte para a criança sobre a ida ao cabeleireiro. Antes de tudo, converse com a criança para contar que você vai levá-la para cortar o cabelo. ...
  2. Jamais vá com pressa. ...
  3. Prefira os salões especializados. ...
  4. Recompense a criança.

Manter as unhas do bebê cortadas corretamente é super importante para protegê-lo de arranhões e doenças! Unhas compridas aumentam a chance de ele machucar os olhinhos ou o rosto e também podem acumular sujeiras - o que é um perigo, já que recém-nascidos costumam colocar a mão na boca com frequência!

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações. Após o primeiro mês de vida, você pode espaçar a frequência em que lava o cabelo do seu filho.

“Pode parecer difícil, principalmente no inverno, mas o ideal é jamais usar água quente nos fios, pois ela resseca os cabelos, além também de causar descamação no couro cabeludo. Tente dar banho o mais rápido possível no seu filho; o ideal é aplicar o shampoo e massagear o couro cabeludo.

O uso de cremes de pentear industrializados é recomendado para crianças a partir de 3 anos. Para bebês a partir de 6 meses, prefira utilizar sprays, finalizadores e condicionadores sem enxágue específicos para a faixa etária.

A resposta é não, mesmo que você passe máquina seus fios não nascerão grossos porque são cortados superficialmente, ou seja, o mesmo fio apenas aumentará de tamanho.

Máquina 1: 3mm
Portanto, se a ideia é usar esse tipo de pente de máquina de cortar cabelo em toda a cabeça, saiba que o couro cabeludo ficará visível – até porque o tamanho dos fios será de apenas 3 milímetros. Mas também é possível usá-lo em apenas algumas regiões para chegar ao corte degradê, o famoso fade.