Pode passar leite materno no rosto do bebê?

Perguntado por: apereira4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Embora seja uma substância natural, que não fará mal ao ser aplicada na pele, e com diversas propriedades benéficas comprovadas, ainda não há evidências científicas quanto à absorção do leite materno pela pele e sobre a intensidade dos efeitos.

“Embora o aleitamento materno exclusivo não impeça as crianças de terem eczema, elas podem protegê-las de crises prolongadas”, completa. Ainda existem relatos do uso do leite materno usado diretamente sobre a parte do bebê afetada pela brotoeja, que tiveram resultados positivos.

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê. A melhor atitude é procurar um médico oftalmologista e seguir o tratamento indicado para seu bebê.

Por quanto tempo devo deixar o leite no meu rosto? Você pode deixar o leite no rosto por 5 a 10 minutos.

Use o leite como loção adstringente.
Aplique leite no seu rosto com um pedaço de algodão, deixe por pelo menos 15 minutos e lave bem. Com uso repetido, ele pode dar um brilho natural à sua pele.

2As principais consequências de um beijo em um bebê são alergias no rosto, a gripe e a herpes, sendo essa última a mais perigosa. 3Também não é recomendável que as mãos do bebê sejam beijadas, uma vez que ele as leva na boca, podendo ocasionar doenças.

O tratamento costuma ser simples, consistindo no uso de compressas de água fria e talco líquido. “Na maioria das vezes, o tratamento e a prevenção se restringem a medidas para refrescar a pele e evitar a transpiração excessiva.

Riscos do beijo em crianças
Bactérias, vírus e várias doenças podem ser facilmente transmitidas ao bebê através do beijo, pois as partículas da saliva são transferidas durante o ato para a pele dos pequenos, que nesta faixa etária costumam levar com muita frequência pés e mãos na boca, facilitando a contaminação.

As causas da brotoeja são o bloqueio dos poros que levam às glândulas sudoríparas. É mais comum em bebês e crianças muito pequenas, mas também pode ocorrer em qualquer idade, especialmente em clima quente e úmido.

Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.

A higiene pode ser realizada umedecendo um algodão em água morna e passando da pálpebra em direção aos cílios. Trocar o algodão antes de limpar o outro olho. Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gaze dobrada ao meio também umedecida com água morna.

Lembre-se: com os olhos do bebê lacrimejando e remelando mais do que o normal e com remelas espessas é o momento para procurar o pediatra responsável. Ele é a pessoa mais indicada para recomendar tratamentos e/ ou indicar um oftalmopediatra específico, se for o caso.

Branqueamento. O ácido láctico tem propriedades de clareamento da pele e também pode ajudar a remover células mortas, bronzeamento indesejado e pigmentação. Basta aplicar um pouco de leite antes de iniciar sua rotina de cuidados com a pele e enxaguar após 10 minutos.

Uma alergia ao leite pode causar reações na pele, como inchaço dos lábios, boca, língua, rosto ou garganta. Também pode causar urticária, erupção cutânea ou vermelhidão e coceira na pele ou nos olhos.

O leite de colônia é um produto para a limpeza da pele, cuja função é não só remover a maquiagem, mas também limpar profundamente a pele, já que nossa pele acumula vestígios de pó, sujidade, poluição e sebo ao longo do dia.

Leite para clarear o cabelo
Muitas pessoas acreditam que o leite clareia o os fios, principalmente em contato com o sol. Mas a verdade é que ele não tem poder clareador no cabelo, por isso não é indicado para essa finalidade.