Pode passar hidratante no rosto do RN?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Posso usar hidratante na pele do rosto do bebê? O hidratante corporal pode ser utilizado no rosto das crianças desde que ele seja um produto infantil.

Todos os dias, após o banho, hidrate cuidadosamente todo o corpo e o rosto do bebê. Se a pele do seu bebê for muito sensível, utilize o Hidratante Calmante. Você pode aquecer o produtos na ponta dos seus dedos. Dessa maneira, seu bebê não vai se assustar com a temperatura do hidratante e vai aceitá-lo mais facilmente.

– HIDRATAÇÃO: Geralmente deve ser feita após o banho. Abuse do hidratante! Para a pele mais sensível dos bebês são preferíveis os hidratantes sem cheiro e com pH neutro. Escolhas cremes com maior consistência caso a pele esteja ressecada.

O tratamento costuma ser simples, consistindo no uso de compressas de água fria e talco líquido. “Na maioria das vezes, o tratamento e a prevenção se restringem a medidas para refrescar a pele e evitar a transpiração excessiva.

Você não deve se assustar com considerável descamação, vermelhidão ou descascados nos primeiros dias após o nascimento, especialmente em torno dos pulsos, joelhos e pés. Isso tudo é normal. Ao longo das primeiras semanas, a pele do seu bebê irá preencher e ficar mais suave.

Deve ser aplicado por um adulto ou sob sua supervisão. Não use em pele irritada ou lesionada. Evite contato com os olhos, boca e narinas.

“O ideal é usar o creme hidratante a partir dos 6 meses, mas, se a pele for muito seca, vale consultar o pediatra para que ele analise a necessidade de usar antes”, ressalta a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

Limpe o bebê com um algodão úmido ou lencinhos umedecidos. Sempre que usar sabonete, enxague bem. Além disso, deixe a pele do bebê respirar um pouco antes de substituir a fralda. Quanto mais tempo a pele fica em contato com a fralda, úmida ou não, mais irritada ela fica.

“Não pode!
O sabonete e o shampoo do bebê devem ser feitos especialmente para ele, já que, dessa forma, são livres de componentes irritativos. Também, não recomendo dar banho só com água, pois ela sozinha não ajuda a tirar toda a sujeira”, responde a pediatra.

Posso usar hidratante na pele do rosto do bebê? O hidratante corporal pode ser utilizado no rosto das crianças desde que ele seja um produto infantil. Mas, como as formulações são diferentes, procure ler o rótulo antes da aplicação e evite sempre a re¬gião dos olhos e mucosas.

Uma coisa é certa: hidratante ele é, e tem potencial regenerador. Por isso, pode ser usado no rosto sim.

Cara: opte por um creme gordo que contenha manteiga de karité ou água termal. Este tipo de cremes protege contra as irritações do frio. Aplique-o primeiro na sua mão antes de pô-lo diretamente no rosto do seu bebé. Corpo: escolha um leite hidratante para restaurar a camada externa da pele.

Utilize shampoo e sabonetes sem álcool e seque com toalha de algodão. – Aposte na hidratação e proteção labial: Após o banho, realize intensa hidratação com emolientes (óleo, cremes e pomadas), principalmente nas áreas expostas como rosto. Não esqueça dos lábios, com protetor labial específicos para bebês ou lanolina.

A cabeça do bebê é uma área onde fica mais difícil para as bactérias o atingirem de alguma forma. Além de não beijar o rosto nem a boca do bebê, também não é recomendado beijar as mãos, já que ele constantemente a coloca na boca, o que pode transmitir muitas bactérias para ele.

Embora seja uma substância natural, que não fará mal ao ser aplicada na pele, e com diversas propriedades benéficas comprovadas, ainda não há evidências científicas quanto à absorção do leite materno pela pele e sobre a intensidade dos efeitos.

O uso de hidratantes associados a secativos pode ser indicado. É importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e claras. O tratamento mais indicado neste caso é o tópico.