Pode passar desodorante no dia da cirurgia?

Perguntado por: amata3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados. Mantenha unhas aparadas e limpas.

Antes de fazer a incisão cirúrgica, a pele no local onde vai ser feita o corte é geralmente limpa com soluções antissépticas. Essa limpeza da pele com um antisséptico visa reduzir os germes presentes na pele e, portanto, reduzir o risco de que a ferida cirúrgica torne-se infectada.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana).

Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados. Mantenha unhas aparadas e limpas.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

Higiene corporal
Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos. Deve ser evitado apenas o uso de hidratantes corporais e óleos sobre a pele para que a marcação com caneta não seja prejudicada.

O cirurgião utiliza bisturi elétrico e o seu contato com cabelo molhado ou artificial pode provocar queimadura.

Oriento que a paciente não esteja usando absorvente interno durante o ato cirúrgico. E lembrem-se não use anticoncepcional no período pré-operatório com o objetivo de suspender a menstruação. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta.

Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento.

Antes da internação: banho com sabonete Protex, sem lavar os cabelos. Não utilizar qualquer medicação que contenha na sua composição Ácido Acetil Salicílico (AAS, aspirina, doril, melhoral, somalgin, bufferin etc) ou Ginkgo Biloba nos 15 dias que antecedem a cirurgia.

Se suas unhas estiverem esmaltadas, a leitura feita pelo equipamento pode ser comprometida e, consequentemente, os médicos não terão um monitoramento correto do estado de saúde do paciente. Portanto é essencial seguir as recomendações médicas antes da internação.

Também é recomendado que não esteja utilizando esmalte nas unhas das mãos, pois este pode interferir na medição da saturação de oxigênio através de um aparelho de monitorização que utiliza ondas infra-vermelho que é colocado na ponta dos dedos durante a cirurgia.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem.

A recomendação é que os pacientes devem ser submetidos a banho pré-operatório na noite anterior ou no dia da realização do procedimento cirúrgico com solução antisséptica ou sabonete, pois o banho pré-operatório reduz a microbiota transitória e residente da pele, o que pode reduzir o risco de acometimento por ISC.

É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento. Não deixe shampoo ou sabonete acumular por baixo do curativo (Aquaplast).

O banho pré-operatório usando uma solução antisséptica para lavar a pele é um procedimento bem aceito, que visa diminuir as bactérias cutâneas (microflora). Porém, ainda não está claro se reduzir a microflora da pele diminuiria a incidência de infecção do sítio cirúrgico.

É a forma como a equipe médica acompanha seus sinais vitais enquanto está sob efeito de anestesia. Não vale a pena correr esse risco. Melhor deixar a unha em gel para depois. Mantenha as unhas limpas e cortadas e, de preferência, sem esmalte ou use um verniz de cor bem clarinha.