Pode passar creme hidratante em bota de couro?

Perguntado por: zfreitas . Última atualização: 2 de junho de 2023
3.9 / 5 13 votos

Para aplicar, você pode utilizar um pano de algodão ou uma escova para sapatos. Se for não tratada, pode-se utilizar um produto para hidratar couro, ou seja, em óleo ou em creme hidratante. Aplique o produto em toda a superfície da bota.

É comum ver as pessoas passando hidratantes corporais nos bancos de couro. Mas, segundo especialistas, não é aconselhável fazer isso, mesmo sendo uma opção mais econômica. O que acontece é que o creme corporal não consegue realizar uma hidratação profunda como o hidratante automotivo.

De acordo com Marcelo Pereira, responsável pela fabricante de bancos de couro Cabinare, não vai ser bom para o seu carro. “Com esse erro, o couro pode apresentar a formação de uma camada de sujeira, já que a limpeza, que faz parte do processo, não é realizada”, afirma.

Hidratar: quando a bota estiver seca, passe o produto para hidratar o couro. A aplicação é fácil, é só pegar um pouco com a escova e esfregar na bota com movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Espere o produto secar e você verá que a bota vai escurecer um pouco, podendo até ficar fosca.

Se você precisa dar um toque de limpeza rápido na bota, uma dica rápida e fácil é limpá-la com um pano e lustrá-la com creme hidratante, desses que a gente usa para passar na pele mesmo.

Hidrate o Couro
Uma das dicas mais importantes para preservar e limpar a sua bolsa de couro é hidratar o couro. Em um artigo da revista Vogue Brasil, é indicada a utilização do creme hidratante da marca Nivea, especificamente a versão em latinha para tal atividade.

Pode ser aplicado em qualquer produto que seja feito. em couro, sem contra-indicacões.

"Deu muito certo usar óleo de coco para dar vida nova às botas de couro. Coloquei em um paninho de feltro um pouquinho do óleo que estava em estado bem pastoso (fora da geladeira em um dia médio-quente) e rendeu MUITO, uma colher de sopa deu e sobrou para um par de botas.

Instruções:

  1. Misture ¼ copo de azeite de oliva, ¼ copo de vinagre e 10 gotas de óleos essenciais em um pequeno recipiente.
  2. Misture bem os ingredientes.
  3. Esfregue o couro desgastado com a solução usando uma escova de dentes. Veja também. O que acontece quando o BuzzFeed Brasil julga os chefs do MasterChef.

A hidratação pode ser feita logo depois da limpeza. Saldanha diz que o ideal é o cliente usar um hidratante líquido para uma maior penetração no couro. “Se o hidrante for bem refinado, melhor será sua absorção pelos poros do couro”, afirma. A retirada do excesso pode ser feita, em média, 40 minutos depois da aplicação.

Portanto, nada de passar álcool, alvejantes e afins. Devemos estar atentos porque esses produtos podem danificar as peças de maneira permanente! Após a higienização com o pano úmido, é aconselhável deixar a peça secar à sombra, bem longe do sol, pois ele pode manchar e alterar a cor do couro.

O acúmulo de resíduos do creme corporal próximo ao couro mantém o local úmido por mais tempo. Por conseguinte, a umidade do couro favorece a proliferação de fungos com piora da inflamação da pele. Por isso, usar hidratante corporal no cabelo pode aumentar a caspa, coceira, sensibilidade e dor decorrentes da seborreia.

Limpe a peça com um pano macio umedecido em água e estenda ou deixe secar na sombra. Depois, com um pano macio, passe um creme hidratante sem fragrância. Deixe o produto agir na peça por 15 minutos.

Você sabia que além de limpar o sapato de couro, é importante hidratar? Esse processo evita que o couro desbote ou rache. Se você não tiver o produto próprio, dá para usar hidratante corporal neutro. Passe uma camada de hidratante com a ajuda de um pano e deixe no sapato.