Pode passar cartão de débito no trem?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Com os novos equipamentos, será possível embarcar usando cartões de crédito e débito com recurso contactless. Também vai dar para usar carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, seja em smartphones ou smartwatches.

Os passageiros podem embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, aproximando no validador diretamente na catraca do veículo.

Os passageiros poderão passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

É possível comprar desde uma até cinco passagens. Ao confirmar a transação, o usuário receberá um Código PIX para copiar e colar no aplicativo do banco, com 20 horas de validade.

O pagamento é feito via Pix e você recebe instantaneamente o QR Code para embarque em qualquer estação do metrô ou da CPTM, a rede de trens da grande São Paulo.

Para pagar com cartão de débito, o passageiro pode utilizar uma das máquinas de autoatendimento disponíveis nas sete estações que participam do teste. Após adquirir o QR Code, basta passar o código impresso nos bloqueios com leitores instalados.

COMO FUNCIONA:
Digite 1 para compra do Bilhete Digital TOP QR Code para CPTM e Metrô ou para fazer recarga do Cartão TOP ou BOM. Ao confirmar a transação, você receberá um Código PIX para copiar e colar em seu aplicativo do banco que tem 20 horas de validade.

Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o Bilhete Digital QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, muito em breve, em estabelecimentos comerciais parceiros.

O sistema utiliza a tecnologia de aproximação (NFC), dispensando a necessidade de digitar senhas. Basta encostar o cartão no validador e liberar a entrada. Uma das grandes vantagens desse sistema é a segurança - tanto para os usuários quanto para os trabalhadores do transporte público.

Quais cartões são aceitos nos ônibus? Serão aceitos os cartões de débito e crédito Mastercard, Visa e Elo que apresentem o símbolo de quatro ondas impresso.

Não precisa se preocupar: é só usar o cartão Nubank e embarcar tranquilo. A Mastercard, em parceria com o MetrôRio, lançou em todas as linhas de metrô do Rio de Janeiro o pagamento por aproximação. Basta aproximar o seu cartão Nubank do leitor para liberar a catraca.

Quais as vantagens da utilização do cartão por aproximação no metrô? A novidade permite que o usuário passe pelas catracas utilizando cartões de débito e crédito (físicos ou digitais) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Basta identificar as catracas sinalizadas com esse tipo de pagamento.

PERGUNTAS & RESPOSTAS. Qualquer cartão de crédito e débito funciona no Metrô-DF? Não. Por enquanto, somente cartões que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

O novo sistema deverá facilitar a vida de turistas e de passageiros ocasionais, que não vão mais precisar de um app ou das bilheterias para usar o transporte. Atualmente, as estações de metrô e trem de São Paulo usam bilhetes com QR Code. É possível comprá-los nos totens de atendimento.

Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 5 e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e vinculado ao próprio CPF.

A partir de agora, os usuários do transporte público deverão utilizar bilhetes digitais com QR Code que podem ser comprados por aplicativo de celular, em máquinas de autoatendimento instaladas nas estações e em pontos comerciais no entorno das estações.