Pode passar cano dentro da viga?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

É muito comum em reformas ou em construções novas, seja ela em estrutura pré-moldada ou alvenarias se depararem com a necessidade de realizar perfurações em vigas ou lajes, seja pela necessidade de passar tubulações diversas. Sim, pode!

Os eletrodutos não podem ser embutidos em pilares, vigas, nem atravessar elementos vazados.

Embora possam ser utilizados produtos como mantas asfálticas, a solução tradicionalmente utilizada para impermeabilizar vigas baldrames prevê a combinação de argamassa impermeável e tinta asfáltica.

Use gesso
No caso de tubulações escondidas na parede, uma alternativa é criar uma parede de gesso que as esconda. Se a situação envolver tubulações passando perto do teto, você pode optar por uma sanca, que também deixa o cômodo mais bonito.

Para iniciar, localize a válvula de acesso, geralmente localizada próximo ao banheiro, no nível do solo. Após encontra-la, retire a tampa com um alicate e insira uma sonda de encanamento na tabulação. Acompanhe os movimentos da sonda, isso dará você uma boa noção onde se encontra a rede de encanamento de sua casa.

Chanfrar e lixar a ponta do tubo e lixar a bolsa da conexão
Remova as rebarbas da superfície do tubo. Depois disso, lixe a parte externa do cano que será colado e o interior da junção para evitar vazamentos, eliminando as impurezas e para que a soldagem seja preparada.

Carga máxima
Sabendo então que o concreto tem resistência característica de 25 MPa, isso significa que o concreto resiste a 250 quilos de carga por cm². Se nós temos a seção do pilar, agora ficou muito fácil. Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.

Pilar de extremidade
Como uma das dimensões foi fixada em 14 cm, a outra deve ser no mínimo 26 cm.

Os furos em vigas devem ser previstos ainda na etapa de projeto. A região do furo apresenta uma diminuição da seção e, consequentemente, será menos resistente, por isso é necessário que haja um reforço na armadura dessa região.

R: Não é indicado, pois a distribuição de carga ficará não uniforme, podendo futuramente gerar trincas...

Pois bem, é o seguinte: é possível sim fazer furos em vigas, mas deve ser muito bem estruturado, não é apenas pegar o martelete e abrir um furo. Você precisa contratar um engenheiro calculista para te dizer qual o melhor ponto para furar essa viga, se ela vai precisar de reforço, enfim, não é só furar.

O item 6.2.11.6.1 diz que: Em linhas enterradas (cabos diretamente enterrados ou contidos em eletrodutos enterrados), só são admitidos cabos unipolares ou multipolares. Adicionalmente, em linhas com cabos diretamente enterrados desprovidas de proteção mecânica adicional só são admitidos cabos armados.

Sim! Contudo, é importante não apenas o objetivo da construção, como também o tipo de eletroduto que vai precisar. Geralmente, a aplicação desse tipo é voltada para a construção civil, em obras de grande complexidade, ou que apenas levam bastante tempo. O uso do eletroduto corrugado para enterrar é bem comum.

Reforço estrutural com fibras de carbono
Para este processo, as fibras de carbono podem ser usadas para aumentar a capacidade de resistência de vigas, lajes e pilares. Esse reforço é feito colocando as fibras com um adesivo químico – desenvolvido especialmente para essa aplicação.

A cura deve ser realizada por um período mínimo de sete dias para lajes, e três dias para vigas e pilares, contados a partir da desforma.

Nenhuma viga pode ser quebrada, até mesmo a vibração causada por martelete ou marretadas podem ocasinar danos estruturais graves.