Pode passar cal na parede antes de pintar?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A pintura com cal é uma opção natural e sustentável para revestir paredes, livre de compostos orgânicos voláteis (COVs) encontrados em tintas industrializadas. Possui baixo custo, e é fácil de preparar e aplicar, não requerendo o uso de fixadores adicionais.

O Fixador de Cal Juntalíder é indicado para pinturas à base de cal. Disponível em embalagens de 150 ml, o produto tem alto poder de fixação. Fixa pinturas à base de cal ou aplicações de todos os tipos de caiações em paredes, assegurando a melhor aderência da tinta nas superfícies sem alterar suas características.

A cal também adere muito bem a diversos tipos de superfícies, principalmente às mais porosas e ásperas, não sendo indicada apenas sobre massa acrílica e corrida, em superfícies lisas demais (cerâmicas) ou concreto armado.

Aplique a primeira demão de cal diluída na proporção de aproximadamente 1 parte de cal para 3 partes de água. Essa mistura mais líquida ajudará a selar a superfície e melhorar a aderência da cal. Utilize um pincel, broxa, rolo ou trincha para aplicar a primeira demão de maneira uniforme em toda a área a ser pintada.

A caiação ou pintura com cal é muito antiga e data da época em que as casas não eram rebocadas e nem pintadas. Por isso, por questões de higiene e saúde, era quase obrigatório utilizar este método, a fim de evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micróbios.

O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.

Cal virgem. A cal virgem também é conhecida como cal viva. Devido à sua espessura fina, ela é a mais indicada para ter um bom acabamento na pintura de sua parede. Além de ser mais indicada para a pintura, a cal virgem também é bastante usada para erradicar pragas, seja no campo ou até no jardim ou quintal de casa.

A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água.

A primeira deve ser bem diluída para selar a superfície, e a segunda demão deve dar o acabamento final. Dê um intervalo de no mínimo 1 dia entre uma demão e outra, por segurança. A pintura com cal não necessita de fixador, previne a formação de mofo e a parede pode ser lavada normalmente após 10 dias de aplicação.

A cal também adere muito bem a diversos tipos de superfícies, principalmente às mais porosas e ásperas, não sendo indicada apenas sobre massa acrílica e corrida, em superfícies lisas demais (cerâmicas) ou concreto armado. Portanto, na maioria dos casos, tanto em paredes externas como internas, a cal vai super bem.

Geralmente, pintar com cal requer aplicação em duas demãos, sendo a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final, devendo-se observar o intervalo entre demãos de, no mínimo, 24 horas. A cal, além de versátil, é um produto cheio de vantagens para a sua obra.

Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede. Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.

Como pintar parede já pintada
Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

Rolos e broxas
As broxas são aqueles pinceis grandes, recomendados para aplicação de cal, pintar muros ou primeira demão de ambientes externos. As tintas à base de cal e cimento devem ser aplicadas com broxas, devido à suas texturas.

O que fazer: Para cada 10 litros de uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, ½ copo de sal de cozinha e pigmento.