Pode passar bicarbonato na axila todo dia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para ter melhores resultados, a orientação é repetir esse processo duas vezes a cada semana. Por sua vez, o bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para aliviar pequenas irritações, dores e vermelhidões.

Bicarbonato de sódio – R$2
Também dá pra usar um pincel de maquiagem gorducho pra depositar o bicarbonato na axila. Você vai suar mais, claro, já que não é antitranspirante como os normais. É um sal com poder bactericida que combate as bactérias que produzem o mau cheiro ali.

Receita caseira para eliminar o mau cheiro nas axilas
Outra opção é usar bicarbonato de sódio. Lave bem as axilas e em seguida aplique um pouco do bicarbonato. Aguarde 20 minutos e pode lavar novamente. Se fizer um desses procedimentos por três dias seguidos, você vai finalmente ficar livre do mau cheiro nas axilas!

Para o cecê não aparecer, o ideal é adotar alguns cuidados na tentativa de deixar as regiões de dobra frescas diante de situações que nos fazem suar.

  1. Lave as axilas corretamente. ...
  2. Use um desodorante ou antitranspirante. ...
  3. Considere tratamentos médicos. ...
  4. Vale a pena retirar os pelos? ...
  5. Prefira tecidos de algodão.

A melhor forma para tratar o cheiro de suor é fazendo uso de sabonetes antissépticos, secar bem as axilar, utilizar roupa de algodão e usar desodorante antitranspirante diariamente.

Doses de 0,3g / kg de peso corporal são recomendadas. Isso significa que uma pessoa com 70kg deverá consumir 21g de bicarbonato de sódio. Portanto, não são doses pequenas. Isso porque boa parte do bicarbonato é neutralizado no estômago e somente uma pequena parte (15 a 20%) consegue atingir a circulação sanguínea.

No caso do escurecimento de áreas da virilha ou das axilas, uma sugestão recorrente é usar uma solução de bicarbonato de sódio com água, como uma espécie de esfoliante. A dermatologista Natália Souza Medeiros, da Rede Santa Lúcia, alerta que não há artigos científicos atestando a eficiência dessa receita.

Clarear a pele
Além da virilha, algumas pessoas utilizam o bicarbonato para clarear manchas no corpo, incluindo o melasma, que é uma condição causada pela hiperpigmentação da pele. Esfregar o bicarbonato nas manchas pode gerar o efeito contrário, não clarear a pele, mas sim irritá-la e aumentar as manchas.

São eles: Age como esfoliante: Suelin explica que, por ter estrutura composta de grânulos finos, o bicarbonato é considerado um esfoliante físico que remove as células mortas e outras impurezas do rosto, deixando a pele limpa e mais lisa.

O produto possui um pH básico, que age de forma eficiente contra o mau cheiro — principalmente se for proveniente de algum ácido gerado pelos resquícios dos alimentos. Então, para aprender a tirar o cheiro ruim da geladeira com bicarbonato de sódio, basta que você dilua o produto em água.

A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear as axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas. 2 colheres de sopa de bicarbonato; 4 colheres de sopa de água; 5 gotas de óleo de amêndoas doce.

O bicarbonato de sódio é um esfoliante natural que pode ajudar a clarear as axilas. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplique nas áreas escuras. Massageie suavemente por alguns minutos e enxágue.

O óleo de coco é outra opção eficiente, pois possui grande ação antibacteriana, exterminando os microrganismos que causam o característico odor de "vencido" em algumas pessoas. Pode ser misturado com óleos essenciais e aplicado diretamente nas axilas, mas é preciso que elas estejam bem secas para facilitar a absorção.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas que podem ser indicados pelo dermatologista incluem: Remoção definitiva dos pelos das axilas. Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina. Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila.

Para acabar de vez com o mau cheiro nas axilas, recomenda-se o uso de desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes que têm a função de diminuir o suor. Alguns especialistas afirmam que o ideal é aplicá-lo três vezes ao dia. Por isso, prefira sempre aqueles que não contenham perfume e álcool e sejam de spray.

Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.