Pode passar álcool no chão?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Quem usa álcool na limpeza gosta do frescor proporcionado pelo produto. Na cozinha, recomenda-se a aplicação em pisos, azulejos e superfícies laváveis. Cuidado: o álcool não deve ser usado em móveis encerados, envernizados, pintados ou laqueados.

Coloque uma boa quantidade de vinagre de álcool puro sobre o rejunte, deixe agir por 30 minutos e depois esfregue com uma escovinha. Não deixe secar. Lave o piso ou passe um pano úmido com água e detergente neutro. No mercado também existem produtos específicos para limpar rejunte.

Quais produtos usar na limpeza de pisos?

  1. Detergente neutro. O detergente neutro é um produto versátil e pode ser usado para limpar todos os tipos de piso, como a cerâmica, o porcelanato, o vinílico, o mármore, o granito e o cimento queimado, por exemplo.
  2. Limpador multiuso. ...
  3. Selador. ...
  4. Cera. ...
  5. Verniz.

Os materiais que não devem ser limpos com o álcool de forma alguma são:

  • Plásticos;
  • Borrachas;
  • Equipamentos eletrônicos (computadores, celulares, etc.);
  • Acrílico.

Destinado à limpeza de superfícies, pisos, bancadas, escritórios, granito, azulejos, box de banheiro, vidros, espelhos, etc. NÃO UTILIZE EM SUPERFÍCIES SENSÍVEIS AO ÁLCOOL (superfícies pintadas, envernizadas, laqueadas ou enceradas).

Para limpar o chão, você pode varrer, passar aspirador de pó ou até mesmo usar vassoura MOP. Se optar por varrer ou passar um aspirador de pó, você terá que passar um pano úmido com o produto adequado para cada tipo de piso. (Se usar a MOP úmida, ela já 'agarra' a sujeira e faz o serviço da vassoura e pano juntos).

O álcool gel para limpeza de banheiros públicos
Existem vários produtos com essa finalidade, e o álcool em gel é um deles! Não dissolva em água. Aplique uma generosa porção em uma pano e esfregue vasos, lixeiras, maçanetas de portas, pias e acessórios de pias.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

Em um balde, junte água quente e algumas gotas de sabão líquido ou detergente. Umedeça o pano de limpeza na solução e torça bem. Encaixe o pano de limpeza no rodo e passe no chão do cômodo. Espere secar naturalmente antes de pisar no chão novamente.

A lavagem de piso a seco é realizada com o uso de equipamento híbrido, ou seja, que limpa e aspira, de modo a proporcionar um serviço de precisão, alta qualidade e que dura a metade do tempo que a limpeza comum.

É só fazer o seguinte: misture 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água; umedeça um paninho macio na mistura, sem molhar demais; passe o pano sobre portas, móveis e até no piso, sempre cuidando para não deixar nada molhado — se precisar, seque o excesso com uma flanela seca.

Sabão líquido ou em pó

  1. Dissolva duas colheres de bicarbonato de sódio em um litro de água;
  2. Em seguida, acrescente 1 copo de vinagre, 200 ml de detergente e 200 ml de sabão líquido, ou duas colheres de sabão em pó;
  3. Após misturar tudo muito bem, acrescente mais 1 litro de água e esfregue o chão com o mop.

Sim, pode limpar espelho com álcool. Para aquela limpeza do dia-a-dia ou quando o espelho não está muito sujo, uma papel toalha umedecida com álcool já é suficiente.

O passo a passo de como limpar fogão de vidro é bem simples: o ideal é não usar esponja de aço ou esfregar com muita força para evitar arranhões na superfície, sempre esperar o aparelho esfriar e apostar em sabão neutro ou desengordurante no processo. Vinagre branco e álcool (com o fogão desligado) também podem ajudar.

"Seja água e sabão ou álcool gel 70%, ambas formas de higienização tem a mesma eficácia", diz Leonardo Weissmann, médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia. Weissmann resssalta que o indicado é o álcool 70%, por ele ter ação antimicrobiana.

Limpeza com álcool: O que pode limpar

  • Superfícies envidraçadas. Todos os tipos de superfícies envidraçadas podem receber o álcool sem que fiquem danificados. ...
  • Interruptores, tomadas e fios. ...
  • Porta-retratos. ...
  • Objetos e brinquedos de plástico. ...
  • Itens de escritório.

Um difusor de aromas é uma das formas mais eficazes de manter um cômodo perfumado a longo prazo. O modelo clássico é um recipiente de vidro com álcool e óleo essencial ou alguma fragrância e varetas de madeira para difundir o aroma.

Aplique o produto diretamente nas superfícies a serem limpas e até que elas fiquem molhadas. Enxugue com o auxílio de um pano ou esponja limpa. Não é necessário o enxágue. NÃO UTILIZE EM SUPERFÍCIES SENSÍVEIS AO ÁLCOOL (Superfícies enceradas, envernizadas, pintadas e laqueadas).