Pode passar álcool na espinha?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A resposta é não. “O uso na face não é apropriado porque o álcool gel provoca um ressecamento e pode causar descamações na pele. Além disso, há risco de entrar nos olhos da pessoa provocando irritação, alergia ou até uma lesão”, explica.

O álcool 70% é o mais utilizado no processo de antissepsia da pele, pois age de maneira instantânea nos microrganismos e de forma satisfatória na prevenção de infecção.

Mas no geral, o que mais piora a acne são alimentos já conhecidamente prejudiciais à saúde, como industrializados e ultraprocessados, muito gordurosos, embutidos, frituras e a combinação de carboidratos ruins: "Como por exemplo sorvete e brigadeiro", cita a dermatologista.

O açúcar dos drinks e das bebidas alcoólicas, em geral, desencadeia o aumento de insulina no nosso organismo, gerando desequilíbrios hormonais, como a acne adulta. E tem mais! A dilatação dos poros também faz parte dos efeitos do álcool na pele, deixando-a exposta a cravos e espinhas.

Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.

Melhore o aspecto das espinhas
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Vale ressaltar que as espinhas são provocadas por diversas causas como má alimentação, estresse, fatores hormonais e a utilização de produtos muito oleosos no rosto. E quanto às queimaduras, Solange alerta: “Jamais use pasta de dentes! É um produto abrasivo que vai queimar mais ainda a região afetada.

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Substância pode causar alergias, intoxicação, ressecamento e irritação da pele.

etanol

“O álcool usado na indústria cosmética mais conhecido é o etanol, que também pode ser chamado de alcohol, alcohol denaturated ou alcohol denat. Ele é o responsável pelos produtos em gel e líquidos, que evaporam rapidamente na pele.

Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele.

Vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, ajudam a combater os radicais livres decorrentes do processo inflamatório. As principais fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, tangerina, acerola, entre outras).

Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

5 produtos de limpeza de pele necessários no seu dia a dia

  • Sabonete facial. O sabonete facial é o principal produto de limpeza para a pele. ...
  • Gel de limpeza. O gel de limpeza é muito parecido com o sabonete líquido, mas tem consistência de gel. ...
  • Água micelar. ...
  • Esfoliante facial. ...
  • Máscara de argila.