Pode passar álcool em ralado?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Mas atenção: nos dias subsequentes a ferida deve ser apenas lavada com água e sabão ou jatos de soro fisiológico. Aplicar água oxigenada, álcool e spray antisséptico diariamente pode prejudicar a cicatrização!!!!

A resposta aqui é clara e objetiva: não pode. O motivo disso é que ele é agressivo ao ferimento, e quando em contato direto com a circulação sanguínea, ele é tóxico. Nem o álcool gel nem qualquer tipo de álcool pode ser aplicado diretamente sobre os ferimentos.

De maneira geral, os primeiros cuidados com escoriações devem ser: 1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro.

Segundo especialistas as feridas podem ser lavadas. Para lesões acidentais, como cortes e ralados, lavar o local com água e sabão é o primeiro passo para higienizar e tratar o problema.

Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando a raladura é muito leve e quando não há sangramento.

Você pode usar uma bandagem ou curativo adesivo para cobrir o ralado. Corte um tamanho grande o suficiente para cobrir o ferimento e a pele em volta. Mantenha o ferimento úmido.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Álcool 70% antisseptico (Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.)

Se o álcool arde, não é porque está curando
Em relação a pequenos ferimentos, aplicar álcool como desinfetante e pensar que arde porque está curando é um erro. A ideia pode ajudar as crianças a aceitar a dor, mas, na realidade, a sensação nasce das bordas das feridas, que estão queimando.

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

Cuidado do arranhão. Passe uma pomada. Depois de limpar a ferida e estancar o sangramento, passe uma pomada antibiótica, como Bacitracina ou Nebacetin, ou vaselina. Esses remédios ajudam a manter a ferida hidratada para que sare mais rapidamente.

Aplique pressão nos arranhões para parar o sangramento.
Pegue um pano ou toalha limpa e pressione contra o seu rosto na parte arranhada. Mantenha a pressão por cerca de cinco minutos, ou até parar de sangrar. Os arranhões geralmente não são profundos, então não deve demorar muito para parar de sair sangue.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Para que haja uma boa cicatrização e não desenvolva infecção, aconselho a aplicação de uma pomada com antibiótico e a proteção do machucado com uma gaze fixada na pele com tiras de esparadrapo. O ferimento deve ficar coberto, porém respirando. Ferimentos pequenos podem ser cobertos com Band-Aid® simples.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

O processo de cicatrização completo, dura até 6 meses, dependendo da extensão e profundidade, entre outros fatores. Sugiro você passar varias camadas de protetor fator 60 mesmo ou mais, e reforçar a cada 2h. Se for uma área que possa ficar um tempo coberta por uma camiseta, melhor.

No caso de feridas simples – arranhões, cortes sem profundidade, superfícies que foram raladas – é importante lavar com água e sabão neutro.

- Alimentos ricos em vitaminas, proteínas, aminoácidos, ferro e zinco, consumidos adequadamente, trabalham em conjunto para a multiplicação das células que são responsáveis por reconstruir o tecido lesionado. Dessa maneira, o processo de cicatrização é mais rápido e saudável - explica.

Sintomas de infecção

  1. Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  3. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.
  4. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
  5. Febre.