Pode passar álcool 70 no cabelo para matar piolho?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Se você estiver usando álcool para matar piolhos, certifique-se de usar um produto que seja 70% ou mais álcool e não use mais do que isso.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

O vinagre ajuda a desprender as lêndeas do cabelo e evita uma nova infestação. Ele pode ser uma boa alternativa como uso preventivo. Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho.

Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Com a infestação, eles passam a coçar a cabeça com muito mais frequência, provocando pequenos machucados no couro cabeludo, o que facilita o acesso de germes e bactérias dentro da corrente sanguínea, já que essa área é cheia de vasos. A picada também causa grande irritação à pele, por causa da saliva do piolho.

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo.

Um excelente remédio caseiro para tratar a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, pois assim é possível eliminar os piolhos e acalmar a coceira no couro cabeludo. O chá deve ser aplicado nos cabelos molhados antes de passar o pente fino e assim eliminar naturalmente os piolhos e seus ovos.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Independentemente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode ter piolho, desde que não esteja atenta ao compartilhamento de objetos de uso pessoal. Inclusive, entre cabelos sujos e limpos, a higiene é um atrativo para esses insetos", ressalta.

Leverctin® é indicado para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas. Principais indicações populares: piolho, lombriga e sarna.

A verdade é que o uso de vinagre para combater os piolhos é apenas um mito. Se pensa que pela sua ação ácida ele consegue matar as parasitas.

e) Trocar sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas. Nunca usar querosene, neocid ou qualquer outro inseticida, pois são tóxicos ao ser humano. Ferver os objetos pessoais, tais como: pente, boné, lençol e roupas.

Quantos piolhos nascem de uma lêndea? O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.

Shampoo para piolho
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino.